Estadual terá 11 clubes e três caem para 2ª divisão, que será disputada a partir de 2025 com atletas sub-23. Pontapé inicial é dia 18 de fevereiro. Jogos serão às terças e aos sábados
Rio Branco, AC - Após sete temporadas, o Campeonato Acreano voltará a ter rebaixamento. As definições sobre o estadual 2024 foram acertadas durante reunião na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), em Rio Branco, na tarde dessa sexta-feira (17), com a presença de dirigentes de nove dos 11 clubes que vão brigar pelo título (Humaitá e Plácido de Castro foram as ausências).
Duas propostas foram apresentadas pela FFAC para avaliação dos clubes com sugestão para diminuir o número de equipes participantes na primeira divisão nos próximos anos.
A tabela completa do estadual será divulgada posteriormente pelo Departamento de Competições da FFAC.
A proposta aceita foi a seguinte:
Grupos (definidos através de sorteio e sem cabeça de chave)
Grupo A: Andirá, Adesg, Atlético Acreano, Rio Branco FC, Independência, Vasco-AC
Grupo B: Náuas, Galvez, São Francisco, Humaitá, Plácido de Castro
Rebaixamento (3 caem)
O último de cada grupo cai e será realizado um jogo entre o penúltimo colocado de cada grupo para decidir o terceiro rebaixado.
2024 – caem 3 times (ficam 8 para 2025)
2025 – caem dois times (ficam 6)
2025 – 2ª divisão com cinco times (3 rebaixados 2024 e 2 rebaixados 2025); um sobe para 2026
2026 – 1ª divisão com sete times
Não resta dúvida de que se você tem o critério de descenso, o clube vai ter que se reforçar e trabalhar para não cair. Quando não tem o critério de rebaixamento, o clube se acomoda porque sabe que não vai ter nenhum problema. Então, isso força nível do campeonato pra melhor. O objetivo é melhorar o nível técnico do nosso campeonato.”
— Antônio Aquino Lopes, presidente da FFAC
Data de início
18 de fevereiro
Formato de disputa
Igual a 2023: jogos dentro de cada grupo no primeiro turno e os três primeiros colocados de cada chave vão para o segundo turno. No segundo turno, clubes se enfrentam entre si e quem somar mais pontos fica com o título.
Vagas para competições nacionais
Campeão e vice-campeão estadual garantem vagas na Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro Série D.
Segunda Divisão
Por maioria dos votos, será jogada com jogadores sub-23 a partir de 2025.