Campeão da Bundesliga pela primeira vez na história e na briga pelo título da Liga Europa, equipe de Xabi Alonso pode subir de nível no futebol do Velho Continente
Leverkusen, Alemanha - O Bayer Leverkusen é a grande sensação do futebol europeu. Na atual temporada, a equipe está invicta há 47 jogos e, após a conquista inédita da Bundesliga, largou bem por uma vaga na final da Liga Europa ao vencer a Roma na partida ida das semis. Agora, o clube comandado pelo técnico Xabi Alonso busca se consolidar de vez como uma das principais potências do esporte no continente.
Há três semanas, o Bayer Leverkusen garantiu o seu primeiro título de Bundesliga e acabou com o apelido “Neverkusen” - dado ao clube pelo fato de nunca ter conquistado a competição nacional. Com o feito histórico, o clube encerrou a dinastia do Bayern de Munique, que venceu o Campeonato Alemão de forma consecutiva nos últimos onze anos.
A conquista do Leverkusen coroou o excelente trabalho de Xabi Alonso. Embora ainda jovem e com uma carreira recente como treinador, o ex-volante espanhol livrou o clube do rebaixamento na edição anterior, e ganhou carta branca para desenvolver um novo estilo de jogo, implantar um método de trabalho e liderar o processo de reformulação que culminou no título da liga.
Para Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, agência norte-americana comandada pelo cantor Jay-Z e que gerencia as carreiras de atletas como Endrick, Vinicius Jr e Lucas Paquetá, Xabi Alonso agora desponta como um treinador de primeira linha no continente europeu, o que pode mudar os rumos do futebol praticado na Alemanha nos próximos anos.
– Nesta temporada, presenciamos o surgimento de um fenômeno extraordinário. Este é o início da carreira de um treinador que irá exercer grande influência sobre os moldes táticos e sobre como o futebol será praticado na liga alemã na próxima década. Ao contrário do que muitos pensam, a liga não mudou. Porém, com o sucesso de Xabi Alonso, o novo desafio para as demais equipes será superar o modelo de jogo implementado pelo treinador – afirmou Thiago.
Para compreender a real dimensão do feito alcançado pelo Leverkusen, é necessário entender o panorama em que o Campeonato Alemão se encontra atualmente. Desde 2013, o Bayern de Munique manteve uma dinastia no país. Na temporada 22/23, por exemplo, o Borussia Dortmund terminou a competição com a mesma pontuação que o adversário, mas deixou o troféu escapar pelo saldo de gols inferior. Na edição 20/21, o então modesto RB Leipzig também já havia tentado desbancar o gigante da Bavária, mas não obteve o mesmo êxito que o time de Xabi Alonso.
Futebol alemão “nadando” em grana pode ajudar
Do ponto de vista financeiro, o futebol alemão vive um ótimo momento. Durante a temporada passada, os 36 clubes das duas principais divisões do país registraram recorde de receita: segundo dados fornecidos pela Liga Alemã de Futebol, o faturamento foi de € 5,24 bilhões (R$ 28,62 bilhões). No período, o valor proveniente da venda de ingressos quase duplicou e atingiu € 536,5 milhões (cerca de R$ 2,9 bilhões). Já os lucros com marketing chegaram a € 1.52 bilhão (R$ 8,3 bilhões). Atualmente, 70% da receita total da Bundesliga é composta por ganhos de mídia, marketing e ingressos.
– O Campeonato Alemão segue como um dos mais valiosos do mundo. Inegavelmente, ainda existem grandes diferenças de orçamento entre o Bayern de Munique e as demais equipes. No entanto, o aumento do faturamento da liga tem ajudado a diminuir essas disparidades. Impulsionar as receitas de marketing e trabalhar para aumentar a adesão dos torcedores é essencial para que os clubes potencializem suas receitas. Nesse sentido, o Leverkusen representa um bom exemplo, pois conseguiu reverter os ganhos financeiros em investimentos esportivos – afirmou Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da agência Heatmap.
Com o crescimento das receitas, os clubes da Bundesliga têm aumentado seu poder aquisitivo. O investimento no elenco foi um dos pontos-chave na campanha do Leverkusen pelo título. Com a confiança dos diretores alemães, Xabi Alonso teve autonomia para buscar peças compatíveis ao seu estilo de jogo. As contratações do experiente volante Granit Xhaka, por € 25 milhões (R$ 136 milhões) junto ao Arsenal, e do lateral Grimaldo, que estava no Benfica e terminou a temporada como líder de assistências do campeonato, mostram a força com que o clube agiu no mercado de transferências europeu.
A busca do Leverkusen pelo primeiro título nacional foi um atrativo a mais nesta reta final de Campeonato Alemão, e despertou grande interesse do público brasileiro. A atual temporada contou com múltiplas opções de transmissão, tanto na TV aberta, como em alternativas gratuitas de streaming. Com todas elas registrando números expressivos de audiência com a competição.
Para Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, a audiência das transmissões esportivas podem representar ganhos importantes para os clubes, pois implica num maior alcance da marca.
– Nesta reta final da Bundesliga, o Leverkusen esteve em evidência no mundo esportivo e atraiu as atenções dos amantes de futebol. A marca de uma instituição esportiva é um de seus principais ativos. Com a diversificação dos canais de transmissão, a imagem do clube foi amplamente exibida ao redor do mundo. Este tipo de exposição ajuda a gerar engajamento e novas fontes de receitas, além de reforçar a marca do clube a partir da fidelização de novos fãs – explicou Wolff.