ALEMÃO

Adeus, “Neverkusen”! Bayer Leverkusen busca se consolidar como potência na Europa

Adeus, “Neverkusen”! Bayer Leverkusen busca se consolidar como potência na Europa

Campeão da Bundesliga pela primeira vez na história e na briga pelo título da Liga Europa, equipe de Xabi Alonso pode subir de nível no futebol do Velho Continente

Leverkusen, Alemanha - O Bayer Leverkusen é a grande sensação do futebol europeu. Na atual temporada, a equipe está invicta há 47 jogos e, após a conquista inédita da Bundesliga, largou bem por uma vaga na final da Liga Europa ao vencer a Roma na partida ida das semis. Agora, o clube comandado pelo técnico Xabi Alonso busca se consolidar de vez como uma das principais potências do esporte no continente.

Há três semanas, o Bayer Leverkusen garantiu o seu primeiro título de Bundesliga e acabou com o apelido “Neverkusen” - dado ao clube pelo fato de nunca ter conquistado a competição nacional. Com o feito histórico, o clube encerrou a dinastia do Bayern de Munique, que venceu o Campeonato Alemão de forma consecutiva nos últimos onze anos.

A conquista do Leverkusen coroou o excelente trabalho de Xabi Alonso. Embora ainda jovem e com uma carreira recente como treinador, o ex-volante espanhol livrou o clube do rebaixamento na edição anterior, e ganhou carta branca para desenvolver um novo estilo de jogo, implantar um método de trabalho e liderar o processo de reformulação que culminou no título da liga.

Para Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, agência norte-americana comandada pelo cantor Jay-Z e que gerencia as carreiras de atletas como Endrick, Vinicius Jr e Lucas Paquetá, Xabi Alonso agora desponta como um treinador de primeira linha no continente europeu, o que pode mudar os rumos do futebol praticado na Alemanha nos próximos anos.

– Nesta temporada, presenciamos o surgimento de um fenômeno extraordinário. Este é o início da carreira de um treinador que irá exercer grande influência sobre os moldes táticos e sobre como o futebol será praticado na liga alemã na próxima década. Ao contrário do que muitos pensam, a liga não mudou. Porém, com o sucesso de Xabi Alonso, o novo desafio para as demais equipes será superar o modelo de jogo implementado pelo treinador – afirmou Thiago.

Para compreender a real dimensão do feito alcançado pelo Leverkusen, é necessário entender o panorama em que o Campeonato Alemão se encontra atualmente. Desde 2013, o Bayern de Munique manteve uma dinastia no país. Na temporada 22/23, por exemplo, o Borussia Dortmund terminou a competição com a mesma pontuação que o adversário, mas deixou o troféu escapar pelo saldo de gols inferior. Na edição 20/21, o então modesto RB Leipzig também já havia tentado desbancar o gigante da Bavária, mas não obteve o mesmo êxito que o time de Xabi Alonso.

Futebol alemão “nadando” em grana pode ajudar

Do ponto de vista financeiro, o futebol alemão vive um ótimo momento. Durante a temporada passada, os 36 clubes das duas principais divisões do país registraram recorde de receita: segundo dados fornecidos pela Liga Alemã de Futebol, o faturamento foi de € 5,24 bilhões (R$ 28,62 bilhões). No período, o valor proveniente da venda de ingressos quase duplicou e atingiu € 536,5 milhões (cerca de R$ 2,9 bilhões). Já os lucros com marketing chegaram a € 1.52 bilhão (R$ 8,3 bilhões). Atualmente, 70% da receita total da Bundesliga é composta por ganhos de mídia, marketing e ingressos.

– O Campeonato Alemão segue como um dos mais valiosos do mundo. Inegavelmente, ainda existem grandes diferenças de orçamento entre o Bayern de Munique e as demais equipes. No entanto, o aumento do faturamento da liga tem ajudado a diminuir essas disparidades. Impulsionar as receitas de marketing e trabalhar para aumentar a adesão dos torcedores é essencial para que os clubes potencializem suas receitas. Nesse sentido, o Leverkusen representa um bom exemplo, pois conseguiu reverter os ganhos financeiros em investimentos esportivos – afirmou Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da agência Heatmap.

Com o crescimento das receitas, os clubes da Bundesliga têm aumentado seu poder aquisitivo. O investimento no elenco foi um dos pontos-chave na campanha do Leverkusen pelo título. Com a confiança dos diretores alemães, Xabi Alonso teve autonomia para buscar peças compatíveis ao seu estilo de jogo. As contratações do experiente volante Granit Xhaka, por € 25 milhões (R$ 136 milhões) junto ao Arsenal, e do lateral Grimaldo, que estava no Benfica e terminou a temporada como líder de assistências do campeonato, mostram a força com que o clube agiu no mercado de transferências europeu.

A busca do Leverkusen pelo primeiro título nacional foi um atrativo a mais nesta reta final de Campeonato Alemão, e despertou grande interesse do público brasileiro. A atual temporada contou com múltiplas opções de transmissão, tanto na TV aberta, como em alternativas gratuitas de streaming. Com todas elas registrando números expressivos de audiência com a competição.

Para Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, a audiência das transmissões esportivas podem representar ganhos importantes para os clubes, pois implica num maior alcance da marca.

– Nesta reta final da Bundesliga, o Leverkusen esteve em evidência no mundo esportivo e atraiu as atenções dos amantes de futebol. A marca de uma instituição esportiva é um de seus principais ativos. Com a diversificação dos canais de transmissão, a imagem do clube foi amplamente exibida ao redor do mundo. Este tipo de exposição ajuda a gerar engajamento e novas fontes de receitas, além de reforçar a marca do clube a partir da fidelização de novos fãs – explicou Wolff.

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