Atacante vai se apresentar ao clube alemão só em julho de 2024
Munique, Alemanha - O Bayern de Munique anunciou nesta terça-feira a contratação do ponta australiano Nestory Irankunda, vindo do Adelaide United. O jogador de 17 anos vai se juntar ao time alemão em 1º de julho de 2024, com um contrato de “longa duração”, de acordo com o comunicado do Bayern sobre a transferência.
O Bayern de Munique não divulgou o valor da negociação, mas segundo a imprensa alemã, a contratação teria custado mais de três milhões de euros (em torno de 15.865.152 de reais)
Irankunda participou até hoje de 39 jogos do Adelaide United, com nove gols e duas assistências. Jochen Sauer, diretor de desenvolvimento de jovens do Bayern, comentou que as experiências que o jovem vai ter no Campeonato Australiano (A-League) terão efeito positivo em seu desenvolvimento.
- Há algum tempo temos Nestory em nosso radar e estamos satisfeitos por termos chegado a um acordo com ele e com o Adelaide United sobre sua transferência para Munique no próximo verão. Gostaríamos de agradecer aos responsáveis do United pelas sempre boas discussões. Nestory é um ala extremamente rápido, bom em dribles e finalizações, e tem muita força para o gol - acrescentou o diretor.
Nascido em um campo de refugiados na Tanzânia, o jogador já defendeu a seleção sub-17 da Austrália. Em cinco partidas na categoria de base, Irankunda marcou quatro gols e deu uma assistência. Ele recebeu uma convocação pelo time principal para os jogos contra Colômbia e Equador, em março de 2023, mas não estreou com os Socceroos.
Para Irankunda, assinar com o Bayern foi a realização de um sonho. Ele contou ao site do Adelaide que vai aproveitar todas as oportunidades apresentadas pelo clube e que deseja deixar a família orgulhosa.
- Estou feliz por ter tudo finalizado e por estar indo para um dos melhores clubes do mundo - é um sonho que se tornou realidade. Trabalhei duro para tentar deixar minha família orgulhosa - finalizou o jogador.
A contratação de Irankunda faz parte do programa de observação de jovens com grande potencial. Esse também foi o caso do canadense Alphonso Davies (contratado em 2018 aos 17 anos) e com os franceses Kingsley Coman e Mathys Tel, que entraram no clube com 19 e 18 anos, respectivamente.