Atacante chega aos 45 gols na temporada em vitória do Manchester City na Champions, maior de um jogador em um time da Premier League
Manchester - Com Haaland é assim: a cada jogo, uma nova marca ou recorde é alcançada. E não foi diferente na vitória do Manchester City por 3 a 0 contra o Bayern de Munique, pelas quartas de final da Champions. O norueguês fez um dos gols, chegou a 45 em 2022/23 e agora é o jogador com mais gols em uma só temporada por um clube da Premier League.
Maiores artilheiros em um ano por um clube inglês na era Premier League (desde 1992):
- Haaland (Manchester City): 45 gols em 39 jogos em 2022/23*
- Salah (Liverpool): 44 gols em 52 jogos em 2017/18
- Van Nistelrooy (Manchester United): 44 jogos em 52 jogos em 2002/03
Antes, os jogadores com mais gols em um ano por um clube da liga inglesa eram o egípcio Salah, pelo Liverpool em 2017/18, e o holandês Van Nistelrooy, pelo Manchester United em 2002/03, ambos com 44.
A marca é um registro apenas da era Premier League, que é desde 1992. O jogador com mais gols por um clube inglês na história é o Dixie Dean, com 63 gols pelo Everton na temporada 1927/28.
Os 45 gols também são um recorde pessoal para Haaland. Ele nunca havia balançado tanto as redes em uma só temporada. Sua melhor marca anterior eram os 44 gols de 2019/20 (28 no RB Salzburg, e 16 no Borussia Dortmund).
Erling Haaland havia perdido para o Bayern de Munique todas as sete vezes em que os enfrentou antes de hoje. Fez um gol e uma assistência na vitória do Manchester City
Mas o número atingido não foi o único trunfo obtido por Haaland contra o Bayern de Munique. A vitória do Manchester City foi a primeira do norueguês diante da equipe alemã em sua carreira profissional. No Borussia Dortmund, ele somava sete derrotas em sete jogos contra o rival.
Mesmo assim, Pep Guardiola vê espaços para melhora. Ao comentar sobre a atuação de seu artilheiro na vitória contra o Bayern, o treinador não hesitou em apontar alguns deslizes.
– Ele é sempre uma ameaça. No primeiro tempo, ele estava desconectado, não estava no jogo. Nas bolas longas, De Ligt sempre ganhava. Nos passes curtos, estava sempre um passo atrás. Os espaços estavam lá, mas ele não estava. No segundo tempo, começamos a jogar melhor, e ele fez parte do jogo – disse o treinador.
Recordes que Haaland atingiu:
- Mais rápido a alcançar 10 gols na Premier League (sexta rodada)
- Mais rápido a alcançar 20 gols na Premier League (14 jogos)
- Mais rápido a alcançar 30 gols na Premier League (27 jogos)
- Mais rápido a alcançar 20 gols na Champions (14 jogos)
- Mais rápido a alcançar 30 gols na Champions (25 jogos)
- Mais rápido a alcançar 30 gols com Pep Guardiola (26 jogos)
- Mais rápido a marcar quatro hat-tricks na Premier League (19 jogos)
- Mais gols pelo City em uma temporada (45)
- Mais gols por um time inglês na era Premier League (45)
Recordes que Haaland pode alcançar:
- Mais gols por um time inglês na Champions: 12 de Van Nistelrooy (Haaland tem 11)
- Mais gols em uma temporada da Premier League: 34 de Andy Cole e Alan Shearer (Haaland tem 30)
- Mais gols em uma edição de Champions: 17 de Cristiano Ronaldo (Haaland tem 11)
- Mais gols em um mata-mata de Champions: 10 de Cristiano Ronaldo e Benzema (Haaland tem seis)
- Mais gols em uma temporada europeia: 73 de Messi (Haaland tem 45)
- Mais gols em uma temporada da primeira divisão inglesa: 60 de Dixie Dean (Haaland tem 30)
O Manchester City venceu o Bayern de Munique por 3 a 0 e pode perder até por dois gols de diferença que estará na semifinal da Champions. O jogo de volta é na quarta-feira da semana que vem, dia 19, na Allianz Arena.
Um triunfo dos bávaros por três gols leva a decisão para prorrogação ou pênaltis. O Manchester City de Pep Guardiola não perde por três gols de diferença desde o dia 27 de setembro de 2020, quando caiu por 5 a 2 para o Leicester.