Em duas semanas, equipe decidirá destino nas copas Sul-Americana e do Brasil e pelo que brigará no Brasileiro; série de reveses é a pior desde 2013
São Paulo - A série de quatro derrotas consecutivas do São Paulo, superado por Santos, Flamengo, Fortaleza e Atlético-GO, é a maior da equipe desde 2013. E antecede uma sequência tensa que definirá os objetivos da equipe na reta final da temporada.
Nas próximas duas semanas, os cenários que se apresentam são de céu ou inferno: o São Paulo se manterá na disputa de um título e de uma vaga na Libertadores ou ao time restará evitar um rebaixamento no Brasileiro?
A derrota por 3 a 1 para o Atlético-GO, quinta-feira, no Serra Dourada, pela Copa Sul-Americana, reforçou a tendência de decepções, que ainda pode ser revertida.
O placar obriga o São Paulo a vencer por pelo menos três gols de diferença no Morumbi, na próxima quinta, para avançar para a final do torneio – dois gols levam a decisão para os pênaltis.
Uma eliminação na Sul-Americana seria muito frustrante pelas expectativas criadas desde o início dos mata-matas, quando o São Paulo passou a ser apontado como favorito num torneio em que enfrentaria rivais de menor tradição.
Antes, porém, a equipe comandada por Rogério Ceni terá que se preocupar em evitar uma aproximação da zona de rebaixamento no Brasileiro.
Na 12ª posição, com 29 pontos, o São Paulo enfrenta o Cuiabá, domingo, na Arena Pantanal. O adversário é justamente o 17º, o primeiro na degola, com só quatro pontos a menos.
Uma semana depois, e já sabendo se terá avançado ou caído na Sul-Americana, recebe o Corinthians pela 26ª rodada do Brasileiro.
A sequência termina no Maracanã, no dia 14 de setembro. Pela semifinal da Copa do Brasil, enfrenta o Flamengo – perdeu por 3 a 1, em casa, na ida, e precisará de três gols de vantagem no Rio para chegar à final da competição, que nunca venceu.
O São Paulo se reapresenta nesta sexta e, no sábado, treina pela última vez antes de enfrentar o Cuiabá, quando tentará encerrar a atual série de quatro derrotas consecutivas.
Há nove anos o time não perdia tanto em sequência.
Em 2013, o São Paulo foi derrotado em sete jogos consecutivos, cinco do Brasileiro e os da Recopa Sul-Americana, para o Corinthians. No total, foram 12 partidas sem vencer.