ESPANHOL

Champions League: Rodrygo evolui e se torna coadjuvante perfeito para o Real Madrid

Champions League: Rodrygo evolui e se torna coadjuvante perfeito para o Real Madrid

Versatilidade tática do brasileiro ajudou Ancelotti a superar ausência de Benzema e chegar à final da Liga dos Campeões 2023/2024

Madri, Espanha - O Real Madrid é um clube de protagonistas. Dificilmente, tem um time sem (pelo menos) um grande nome, o rosto dos Galáticos. De Di Stéfano a Cristiano Ronaldo, de Zidane a Vinicius Junior, os merengues são conduzidos por estrelas. Na temporada 2023/24, não é diferente. A primeira metade foi dos gols decisivos de Bellingham e, até aqui, os meses de 2024 são de Vini Jr. Mas ali, ao lado dos dois, há um coadjuvante perfeito e artilheiro. O versátil Rodrygo apareceu em todas as posições do ataque para ajudar Ancelotti a superar ausência de Benzema e chegar à decisão da Liga dos Campeões.

Acompanhe Borussia Dortmund x Real Madrid em Tempo Real no ge a partir das 16h do dia 1 de junho.

O versátil Rodrygo

Desde a estreia no Santos em 2017, Rodrygo é um todo-atacante. Sem uma posição fixa, a jovem promessa do Peixe atuava onde o time mais precisava e assim marcava muitos gols. Foram doze na primeira temporada completa como profissional em 2018.

campoMapa de calor de Rodrygo no Santos em 2018 - Foto/Reprodução/Sofascore

No Real Madrid, o brasileiro ganhou espaço com Zidane pela ponta direita. A ideia principal era servir o camisa 9 Karim Benzema, que assumiu o protagonismo assim que Cristiano Ronaldo deixou o clube espanhol pela Juventus. Apesar das boas atuações, Rodrygo dividia tempo de jogo e a titularidade constantemente com o espanhol Asensio.

Depois da saída do treinador francês em 2021 e com a chegada de Carlo Ancelotti, Vini Jr. explodiu e passou a dividir o posto de protagonista com o camisa 9. O atacante revelado no Flamengo saiu de seis gols marcados na temporada anterior para 22 feitos em 2021/2022. Inclusive o gol do título da Liga dos Campeões sobre o Liverpool.

Enquanto isso, Rodrygo perdia espaço na ponta direita para o também versátil Valverde.

Após a saída de Casemiro em agosto de 2022, Valverde foi deslocado para o meio de campo e Rodrygo assumiu novamente a ponta direita. Com grandes atuações, como a vitória por 2 a 0 sobre o Chelsea na Champions em 2023, o camisa 11 terminou a temporada com ótimos números: 19 gols e 10 assistências em 57 jogos.

Mas foi em 2023, quando Benzema deixou o Real para o futebol saudita, que a chave virou para Rodrygo.

Sem Benzema e à espera do fim da novela Mbappé, Ancelotti fez testes no ataque. Rodrygo jogou em todas as posições durante a temporada até ajudar a levar o Real Madrid para a final da Liga dos Campeões.

Rodrygo trocou de posição constantemente com Bellingham, que brilhou na primeira metade da temporada. Na reta final da Champions, o camisa 11 dobrou o lado esquerdo com Vini Jr. e ajudou o companheiro a ser considerado um dos principais candidatos à Bola de Ouro da temporada.

Apesar de não ter o mesmo reconhecimento que os companheiros do trio de ataque, Rodrygo não está tão longe nos números da temporada. Ele divide a artilharia do Real Madrid na Champions com Vini Jr. e Joselu, todos com 5 gols marcados nesta edição.

Números do trio de ataque do Real Madrid na temporada 2023/2024

Rodrygo: 49 jogos, 17 gols e 8 assistências;

Vini Jr.: 37 jogos, 23 gols e 9 assistências;

Bellingham: 40 jogos, 23 gols e 12 assistências.

Coadjuvante perfeito

Não há protagonistas sem coadjuvantes. Se o Real Madrid sempre teve estrelas que se destacavam é porque nunca faltou um ajudante de luxo ao lado. Di María e Benzema cumpriram esse papel para que Cristiano Ronaldo liderasse o clube espanhol ao topo do mundo na última década.

Não é fácil ser um bom coadjuvante. É preciso ser altruísta e saber que o protagonista levará os louros da vitória quase sozinho, apesar de todo o apoio dos companheiros. Esse, inclusive, é um dos motivos que levam elencos recheados com estrelas a não marcar época, como foi decepcionante o trio Mbappé, Neymar e Messi no Paris Saint-Germain.

Rodrygo sabe da qualidade que tem e não é como ele se escondesse em jogos decisivos. Pelo contrário. Mas o camisa 11 vê que o protagonismo, pelo menos dessa temporada, é de outros e aceita ajudar.

Vini Jr. está lesionado e o time precisa de um ponta-esquerda? Rodrygo está a postos. Bellingham fora para o próximo jogo? Rodrygo é um bom falso 9, Ancelotti nem pensa duas vezes na hora de escalar.

O foco de Rodrygo não é a é o brilho individual, é ser campeão. Aquele jogador coringa que todo treinador gostaria de ter.

Para chegar ao segundo título europeu, Rodrygo e o Real Madrid enfrentam o Borussia Dortmund, no sábado, dia 1 de julho, às 16h (horário de Brasília), em Wembley, pela final da Liga dos Campeões 2023/2024.

Image
logo ga nova22