ESPANHOL

Girona vira sobre o Barcelona, e Real Madrid fatura o título espanhol antecipado

Girona vira sobre o Barcelona, e Real Madrid fatura o título espanhol antecipado

Barça sai na frente, mas deixa vitória escapar e não tem mais chances de alcançar o rival. Girona assegura vaga na Champions

O duelo catalão na parte de cima da tabela foi decisivo para o Real Madrid soltar o grito de campeão. O Girona venceu o Barcelona por 4 a 2, de virada, neste sábado, jogando em casa, em resultado que assegurou o título espanhol para o clube madrilenho, que não pode mais ser alcançado pelos dois catalães após vencer o Cádiz. Portu (duas vezes), Miguel Gutiérrez e Dovbyk marcaram para os anfitriões, que garantiram vaga na Champions. Christensen e Lewandowski fizeram para o Barça.

A tabela

A vitória faz com que o Girona chegue a 74 pontos e fique na segunda colocação de LaLiga, ultrapassando o Barça, que fica com 73. Os dos times não conseguem mais alcançar o líder Real Madrid, que chegou a 87 pontos ao vencer o Cádiz neste sábado, conquistando, assim, o título espanhol com quatro rodadas de antecedência.

Reviravoltas

O confronto teve um início muito acelerado, com dois gols nos primeiros minutos: Christensen marcou em belo chute aos três, e Dovbyk empatou no lance seguinte. Lewandowski cobrou pênalti nos acréscimos do primeiro tempo para deixar o Barça à frente, deixando a esperança viva para as rodadas finais. Porém, a entrada de Portu na etapa final mudou o jogo, que tinha o Barcelona construindo mais. O meia marcou no primeiro toque na bola, depois deu uma assistência para Miguel Gutiérrez e ainda fez um golaço com um chute de primeira.

Vaga histórica

Após chegar a ser líder do Campeonato Espanhol no começo da disputa, o Girona perdeu as chances de título neste sábado, mas concretizou outra meta: a classificação para a Liga dos Campeões. A vitória garantiu matematicamente a vaga na próxima Champions para o clube, que jamais disputou a competição. Por isso, o clima ao fim do jogo foi de muita festa no estádio.

Temporada em branco

Campeão espanhol na temporada passada, o Barcelona terminará 2023/24 com saldo de títulos em branco. Eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões e nas semifinais da Copa do Rei, o time de Xavi Hernández ainda mantia um fio de esperança na disputa por LaLiga. Agora, o foco é planejar 2024/25, com quatro jogos a realizar no campeonato.

Image
logo ga nova22