Ainda com contrato com o clube espanhol, zagueiro celebra ter reencontrado alegria com empréstimo ao Lecce, da Itália
Paris - O zagueiro Umtiti, que atualmente está emprestado ao Lecce, da Itália, abriu o coração sobre a passagem frustrada pelo Barcelona, com quem ainda tem contrato até 2026. Em entrevista ao “Canal+”, o francês desabafou, dizendo que se sentia como se estivesse na prisão por conta da cobrança e do julgamento quando caiu de desempenho e passou a mal ser utilizado no clube.
- A única coisa que eu queria era me sentir valorizado, útil, respeitado. Passei quatro anos na Catalunha na prisão, não apenas no nível esportivo, mas na vida cotidiana - comentou.
Umtiti chegou ao Barcelona em 2016, contratado ao Lyon como um jovem talento, aos 23 anos, por 25 milhões de euros. Nas duas primeiras temporadas, foi titular com Luis Enrique e Ernesto Valverde, somando mais de 40 jogos por ano.
Entretanto, na temporada 2018/19, ainda com Valverde, o zagueiro francês passou a ter problemas físicos constantes, com lesões no joelho. E, assim, foi perdendo espaço e relevância dentro da equipe, sem conseguir recuperá-lo nos anos seguintes.
- No começo, depois que me mudei para a Espanha, me senti valorizado, joguei em alto nível. Depois comecei a desconfiar, me senti mal, percebi que ninguém mais acreditava em mim - completou.
Em 2018/19, 2019/20 e 2020/21, o jogador realizou menos de 20 jogos pelo Barcelona - até chegar ao ponto de atuar em apenas uma partida na temporada 2021/22, quando também fraturou um dedo do pé.
Em meio à perda de espaço, o jogador aceitou uma redução salarial no começo do ano passado, para se encaixar no processo de reestruturação econômica do clube e permitir adequação às regras do Fair Play Financeiro de LaLiga. Em compensação, o clube renovou seu vínculo até 2026, oferecendo maior estabilidade.
Na atual temporada, Umtiti decidiu buscar espaço em outra equipe e foi emprestado ao Lecce, da Itália. Apesar de a equipe não ter tanta relevância internacional e estar lutando contra o rebaixamento na Série A, o francês afirmou que conseguiu reencontrar a felicidade no clube.
- Em Salento encontrei meu sorriso de novo e sou grata por isso. Amo a língua, a comida, a moda - afirmou.
A duas rodadas do fim do Campeonato Italiano, o Lecce está na 16ª colocação, com 33 pontos, três a mais que o Hellas Verona, que está em 18º e abre a zona de rebaixamento. O time enfrentará o Monza neste domingo, e fechará a campanha contra o Bologna, no dia 3 de junho.