ESPANHOL

Xavi condena atos racistas contra Vinícius Junior: “Partidas deveriam ser interrompidas”

Xavi condena atos racistas contra Vinícius Junior: “Partidas deveriam ser interrompidas”

Técnico do Barcelona debate racismo na Espanha e afirma: “É uma questão educacional”

Barcelona, Espanha - Xavi comentou os ataques racistas sofrido por Vinícius Junior na Espanha. O técnico do Barcelona se posicionou contra o racismo e afirmou que “as partidas deveriam ser interrompidas.

- As partidas deveriam ser interrompidas. Sempre pensei assim. O insulto foi aceito, é o único esporte que é aceito. Estou trabalhando e me chamam de filho de tal... Não vejo padeiro ou jornalista aturando isso. É um recado para o presidente da Liga, da Federação... Eu não tenho que aturar insulto. É preciso dizer basta - disse Xavi.

O treinador do Barça não afirmou - nem negou - que Espanha ou LaLiga sejam racistas. Xavi se solidarizou com Vinícius Junior.

- Não acho que vai adiantar dizer que a Espanha ou a Liga é racista, mas existem atos racistas. E temos que condená-los. Estamos em um ambiente onde eles nos insultam e nos dizem tudo. É difícil não ficar bravo, e isso acontece com o Vinícius. E com qualquer jogador. Tem que ter um ambiente favorável. E isso é triste - concluiu.

real valencia 001

O racismo em Valencia x Real Madrid

No domingo, Vini acusou parte da torcida do Valencia de chamá-lo de “macaco” no segundo tempo. O jogo chegou a ficar paralisado por cerca de oito minutos. Nos minutos finais, o brasileiro foi expulso após confusão com o goleiro Mamardashvili.

Vinicius Junior sofre racismo, é expulso, e Real Madrid perde para Valencia

Após a partida, o brasileiro usou as redes sociais para dois posicionamentos diferentes. Em um deles, o atacante disse que sua expulsão foi um “prêmio por sofrer racismo”. O atacante ironizou a postura da liga ao compartilhar o slogan da entidade que rege o Campeonato Espanhol.

LaLiga tinha registrado até o fim de março oito reclamações na Justiça por racismo contra Vinicius Junior nesta temporada. A liga espanhola criou em fevereiro uma comissão específica para lidar com casos relacionados ao brasileiro.

Em nota divulgada após a partida deste domingo, LaLiga declarou que vai investigar os “incidentes” ocorridos no estádio Mestalla. A liga também informou que já solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o caso e, caso necessário, vai tomar “todas as medidas cabíveis”.

Image
Image
logo ga nova22