Volante emprestado pela Juventus sofreu com lesões e a falta de espaço no time de Jürgen Klopp: “Quero que saibam que terei uma gratidão eterna ao clube”
Rio de Janeiro - Com apenas 13 minutos jogados, o meio-campista Arthur, de 26 anos, se despediu do Liverpool. O ex-Barcelona estava emprestado pela Juventus ao time inglês, mas sofreu com lesões e, mesmo quando disponível, não teve espaço na equipe de Jürgen Klopp. Segundo o ge apurou, ele não vai voltar para o time italiano e analisa ofertas da Inglaterra, Espanha e França.
— Com o término do meu contrato com o Liverpool, gostaria de agradecer a todos (treinadores, jogadores e staff) por todo o apoio durante a última temporada. Quero que saibam que terei uma gratidão eterna ao clube. A torcida é sem dúvida uma das mais incríveis do mundo. A emoção de um jogo em Anfield é realmente impressionante. Por fim, gostaria de agradecer a toda a comunidade de Liverpool e região por receber minha família nos últimos meses. Sempre terei lindas lembranças dos dias que vivi aqui. Boa sorte para o futuro! — escreveu o brasileiro.
Os únicos 13 minutos de Arthur pelo Liverpool foram na derrota por 4 a 1 para o Napoli, na fase de grupos da Champions. Em setembro de 2022, o ex-Grêmio atuou em duas partidas da equipe sub-23 dos Reds, em um trabalho para aprimorar a parte física. Mas se lesionou em um treino do time principal.
Em outubro, ele passou por cirurgia na coxa esquerda. Arthur completou sua recuperação em fevereiro e voltou a campo, no dia 25 daquele mês, pelo time sub-23 do Liverpool. Desde então, foi relacionado cinco vezes por Jürgen Klopp para os jogos da equipe principal, mas nunca entrou.
Em entrevista coletiva na última semana, o técnico alemão comentou sobre a situação do brasileiro. Ele confirmou a saída do meio-campista e o elogiou pela postura nos treinos, mesmo sem chances em campo.
— Gostaria de desejar boa sorte ao Arthur Melo neste fim de empréstimo. As circunstâncias fizeram com que Arthur não pudesse jogar tanto quanto gostaria, mas seu profissionalismo e habilidade eram claros para todos que trabalharam com ele — avaliou Klopp.
Em negociação surpreendente no último dia da janela de transferências da temporada, o time inglês pagou 4,5 milhões de euros (R$ 23 milhões) pelo empréstimo de Arthur até o fim de 2022/23. O contrato previa a opção de compra de 37,5 milhões de euros (R$ 195 milhões) pagos em dois anos, que não foi exercida.
Arthur não vai ficar na Juventus na próxima temporada. Ele tem contrato com a Velha Senhora até junho de 2025, mas a permanência no clube em 2023/24 só é vista como possível caso o técnico não seja Massimiliano Allegri, o que não deve ocorrer. O brasileiro deve rescindir com o time italiano ou será emprestado outra vez.
O meio-campista recebeu ofertas da Roma, Valencia, Sporting e Lyon antes de acertar com o Liverpool no início da atual temporada. Em janeiro, ele teve novas sondagens de clubes europeus e espera seguir em uma grande liga. Arthur não cogita voltar ao futebol brasileiro no momento.