Clássico é disputado pela primeira vez na decisão do torneio de futebol mais antigo do mundo
Londres - Pela primeira vez, Manchester City e Manchester United fazem a final da Copa da Inglaterra, torneio de futebol mais antigo do mundo. Os rivais da mesma cidade se enfrentam neste sábado, às 11h (horário de Brasília), no Wembley, em Londres. O ge acompanha o jogo em tempo real.
O Manchester City tem seis títulos da Copa da Inglaterra, metade do rival, e busca mais do que o troféu dessa vez. A decisão vale a manutenção do sonho da tríplice coroa nesta temporada, ainda mais sendo o segundo passo podendo ser dado em cima de um rival. Pep Guardiola e seus comandados já ganharam a Premier League e têm pela frente não só o clássico em Wembley mas também a final da Champions League, contra a Inter de Milão, daqui a uma semana, em Istambul, na Turquia.
- Eu entendo perfeitamente os torcedores do City, que ficaram na sombra por décadas. Estamos jogando pela primeira vez na nossa história a Copa da Inglaterra contra eles [Manchester United]. Então vamos tentar fazer o melhor jogo possível - disse Guardiola.
Apesar do jogo decisivo, Guardiola indicou que colocará Ortega em campo em vez de Ederson. Embora o brasileiro seja o titular da posição, o goleiro alemão iniciou todas as partidas das fases anteriores e recebeu o voto de confiança do técnico espanhol em coletiva de imprensa na véspera do confronto.
O Manchester United é o único clube inglês que conseguiu ganhar o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Liga dos Campeões na mesma temporada, mais especificamente em 1998/99, sob a batuta do técnico Alex Ferguson. Vinte e quatro anos depois, a missão do time comandado por Erik ten Hag é evitar logo que o rival repita o feito. E ainda somar o troféu ao da Copa da Liga Inglesa, conquistado em fevereiro, para fechar com chave de ouro uma temporada de retomada dos títulos no clube.
- Queremos ganhar uma taça. Não se trata de pará-los [Manchester City]. Temos uma grande oportunidade. É ótimo que merecemos essa oportunidade estar na final e encontrar o Manchester City. Lutamos muito para isso. Creio que progredimos tanto que estamos na final da Copa da Inglaterra - disse Ten Hag.
O problema é que a equipe tem algumas baixas para a partida. Martial está fora com uma lesão no tendão, assim como Lisandro Martínez, Sabitzer, Van de Beek e Heaton, todos no departamento médico. O atacante brasileiro Antony é dúvida para o duelo, após sentir fortes dores no pé direito e sair de maca, na vitória sobre o Chelsea, na semana passada, pela Premier League.
Local: Wembley, Londres, Inglaterra
Dia e horário: 03/06, 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Paul Tierney (Inglaterra)
Onde assistir: ESPN e Star+
Escalações prováveis
Manchester City: Ortega; Walker, Rúben Dias, Aké; Stones, Rodri; Bernardo Silva, De Bruyne, Gündogan, Grealish; Haaland. Técnico: Pep Guardiola.
Manchester United: De Gea; Wan-Bissaka, Varane, Lindelöf, Shaw; Casemiro, Eriksen; Sancho, Bruno Fernandes, Garnacho; Rashford. Técnico: Erik ten Hag.