Companheiro de equipe de Joelinton e Bruno Guimarães, atacante sueco é alvo do Barcelona e de outros gigantes e entrou para a lista de jogadores a marcar em mais partidas consecutivas do Inglês
Rio de Janeiro - O Newcastle está deixando gigantes para trás na Premier League e um dos grandes responsáveis é Alexander Isak. Tido como um dos mais talentosos jogadores da Suécia desde Ibrahimovic, ele é líder na artilharia do Newcastle, coleciona assistências e jogadas decisivas e acaba de entrar para o livro dos recordes. Isak marcou pelo menos uma vez em todos os últimos oito jogos do torneio e ainda pode ampliar a marca em neste sábado.
Alexander Isak balançou as redes duas vezes e deu uma assistência na vitória por 3 a 0 do Newcastle sobre o Wolverhampton, pela 21ª rodada, na quarta-feira. Agora, ele está ao lado de Jamie Vardy, Daniel Sturridge e Van Nistelrooy na lista de jogadores na história a marcar no maior número de jogos consecutivos da Premier League - oito partidas para cada.
Acima deles como grandes recordistas estão dois nomes repetidos. Vardy também está no primeiro lugar da lista, enquanto Nistelrooy reaparece em segundo.
Contando todas as competições, Isak tem 12 gols nas dez partidas mais recentes do time e não balançou as redes em apenas uma delas, nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa contra o Brentford. Na artilharia do Campeonato Inglês, ele tem 15 tentos e perde apenas para Haaland e Salah, que tem 16 e 18, respectivamente.
Alexander Isak nasceu em Solna, na Suécia, depois que os pais deixaram a Eritreia fugindo da guerra civil. Ele despontou no profissional do sueco AIK, começou a ser convocado para a seleção no sub-16 e virou alvo de gigantes logo cedo.
Aos 17 anos, foi disputado por Real Madrid e Borussia Dortmund. Os alemães levaram a melhor na negociação, com a promessa de um projeto de desenvolvimento para o prodígio.
Entretanto, Isak não teve espaço no Dortmund, chegou a ser emprestado ao Willem II Tilburg, da Bélgica, e acabou vendido em 2019, para a Real Sociedad. Na LaLiga, Isak voltou a ser destaque e a estar no radar do Real Madrid, sendo considerado um possível substituto para Benzema na época.
A chegada ao Newcastle foi em 2022 e, com o desempenho no time, o Barcelona tem o centroavante como um dos grandes alvos para o ano, segundo o jornal The Athletic. Paris Saint-Germain e Arsenal também monitoram o jogador de perto.
O Newcastle, por outro lado, sabe da joia que tem nas mãos. Com contrato até 2028, o clube pede no mínimo 180 milhões de euros (mais de 1 bilhão de reais) para deixar ele sair, de acordo com a imprensa inglesa, mais do que o dobro dos 70 milhões que pagou para trazê-lo.
O brilho de Isak contagia todo o Newcastle, que também está imparável. A equipe de Bruno Guimarães e Joelinton é a quarta colocada na Premier League e coleciona nove vitórias seguidas. Uma dessas foi contra o Arsenal, na semifinal da Copa da Liga, em que Alexander marcou um dos gols no 2 a 0 que garante vantagem para a partida de volta, no dia 5 de fevereiro.
O camisa 14 do Newcastle ainda pode chegar mais longe na lista de recordes nos próximos dias. Em boa forma e brilhando em campo, Alexander Isak volta aos gramados com o time neste sábado, às 9h30 (horário de Brasília), pela Premier League.