Com péssima atuação defensiva no primeiro tempo, Alvinegro é superado no Nilton Santos
Na provável despedida de Fábio Matias da função de treinador e na estreia de Romero, o Botafogo é superado em casa e estreia na fase de grupos da Conmebol Libertadores com derrota de 3 a 1 para o Junior Barranquilla.
Bacca (duas vezes, uma de pênalti) e Fuentes aproveitaram um primeiro tempo muito abaixo da defesa do Botafogo para balançar as redes no Rio de Janeiro. No fim da etapa inicial, Hugo - que originou o pênalti para o Junior - descontou para os alvinegros.
Primeiro tempo
Foram 45 minutos de um desempenho decepcionante da defesa alvinegra. Com menos de dez minutos, a bola bateu na mão de Hugo - que tentava impedir Enamorado - na área, gerando pênalti para o Junior. Bacca bateu no canto de Gatito e converteu.
Enamorado, inclusive, foi um dos destaques do Junior com um verdadeiro baile sobre Hugo. O camisa 99 também participou do segundo gol: com a defesa escancarada, recebeu de Chará, driblou Tiquinho na área e rolou para Fuentes ampliar.
Em mais um lance de falha da defesa, Fuentes deu um lindo passe para Bacca, que driblou Gatito e fez o terceiro do Junior. Dois minutos depois, o Botafogo descontou com Hugo, que ficou com rebote após bola de Barboza para Tiquinho.
Segundo tempo
Em sua provável despedida do Botafogo - e sob os olhares do novo técnico Artur Jorge -, Fábio Matias promoveu as entradas de Tchê Tchê e Luiz Henrique para a segunda etapa. O Alvinegro ganhou velocidade e passou a ser mais presente perto da área do Junior.
O que parecia ser um jogo mais dinâmico logo virou uma partida travada, com faltas e reclamações com a arbitragem de ambos os lados. Eduardo saiu vaiado para a entrada de Jeffinho, que participou dos principais lances de perigo do Botafogo.
Aos 39, Marlon Freitas deu lugar a Óscar Romero, que fez sua estreia pelo Alvinegro. Em um dia atípico na Libertadores 2024, Júnior Santos passou em branco e foi mais visto em lances faltosos na reta final.
Próximo confronto
O Botafogo volta a campo pela Conmebol Libertadores na próxima quinta-feira, 11 de abril, para enfrentar a LDU. O duelo será em Quito, no Equador, no estádio Casa Blanca. A bola rola às 19h.
Sob olhares do professor
Novo técnico do Botafogo, Artur Jorge esteve no estádio Nilton Santos e assistiu à derrota por 3 a 1. Na manhã desta quarta-feira, quando desembarcou ao Rio de Janeiro, o treinador disse que o aspecto mais importante de sua chegada era justamente a chance de assistir ao confronto contra o Junior Barranquilla.
Despedida?
A primeira derrota de Fábio Matias à frente do Botafogo ficou reservada para sua provável despedida. Prestes a ser substituído por Artur Jorge, o treinador retorna à comissão técnica permanente com retrospecto de oito vitórias, um empate e uma derrota.