Rubro-Negro depende apenas de si para avançar ao mata-mata; Léo Ortiz e Luiz Araújo marcaram os gols
Em jogo de vida ou morte, o Flamengo deixou a qualidade sobressair e venceu a LDU por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, no Maracanã. Léo Ortiz e Luiz Araújo marcaram os gols que aliviam a situação do Rubro-Negro no Grupo C da Libertadores. O Fla jogou bem, especialmente na primeira etapa, e foi seguro durante a maior parte do confronto. O ritmo até caiu no segundo tempo, mas nada que assustasse de fato o time da casa. Era o placar necessário para entrar na zona de classificação para as oitavas e aliviar a pressão.
Como ficou a tabela
O Flamengo sobe para a segunda posição do Grupo C, com oito pontos e dois gols de saldo, dependendo de si para se classificar. O Central Córdoba é o líder, com 11 pontos e a LDU fica em terceiro, com oito.
O Rubro-Negro precisa vencer o Deportivo Táchira e torcer por um tropeço da LDU contra o Central Córdoba para não depender dos critérios de desempate. Isso porque, em caso de vitória dos equatorianos, os três times ficam com a mesma pontuação e o desempate fica pelo saldo de gols. Se perder para o Deportivo Táchira, o Fla estará eliminado a menos que o Central bata a LDU tirando a vantagem do saldo de gols.
E agora?
A última rodada da fase de grupos da Libertadores será no dia 28, quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). O Flamengo recebe o Deportivo Táchira no Maracanã, enquanto a LDU encara o Central Córdoba em Quito. Antes disso, o Rubro-Negro tem três jogos. No domingo, enfrenta o Botafogo e na quarta o Botafogo-PB, ambos em casa. Depois, encara o Palmeiras fora.
Primeiro tempo
O Flamengo começou com tudo a partida e foi para cima buscar o resultado. Léo Ortiz abriu o placar logo de cara, aos nove minutos, em lance de bola parada após escanteio. A LDU parecia perdida e praticamente não saiu do campo de defesa nos primeiros 45 minutos, tendo apenas uma boa chegada aos 36, com Gruezo. O Rubro-Negro diminuiu o ritmo depois do início empolgado, mas não deixou de dominar em nenhum momento. Faltou mais capricho no passe final para assustar o goleiro com frequência e ampliar o marcador.
Segundo tempo
O Flamengo repetiu a dose, começou com tudo a segunda etapa e ampliou o placar logo no início com Luiz Araújo. Destaque da noite, o atacante aproveitou uma bola mal afastada para garantir a segunda posição do grupo ao Rubro-Negro. O time caiu de ritmo após o gol e apenas administrou o duelo sem sofrer muito. A LDU se lançou mais para buscar a posse e o espaço no campo de ataque, até assustou, mas Rossi pouco trabalhou. Foi uma atuação convincente para dar moral na Libertadores.