Atacante garante vitória e chega a nove gols no torneio. Glorioso vai ao 2º lugar do Grupo D e decidirá a vida fora de casa
VAR demora 10 minutos para anular gol da LDU contra o Botafogo, pela Libertadores
A demora para checagem da linha de impedimento chamou atenção em gol anulado da LDU no primeiro tempo. O árbitro precisou de 10 minutos para identificar participação de Estrada, autor do gol de calcanhar, em jogada que teve início com cabeçada na trave de Alex Arce. Após muito traçar linhas e debates, com direito a ida ao monitor, o gol foi invalidado corretamente, de acordo com o comentarista da TV Globo, PC Oliveira.
Estatísticas
Botafogo x LDU
Posse de bola: 61% x 39%
Finalizações: 14 x 12
Finalizações no alvo: 6 x 5
Faltas cometidas: 18 x 11
Passes trocados: 440 x 275
Desarmes: 18 x 12
Segundo tempo
A volta do intervalo indicou um jogo de trocação franca com características distintas. Enquanto o Botafogo girava a bola em busca de espaços, a LDU apostava na ligação direta, mas os goleiros pouco trabalhavam. As ações pelo corredor esquerdo do Glorioso invariavelmente terminavam em cruzamentos na área que pouco levavam perigos, e Artur Jorge foi trocando peças em busca do ajuste fino. E ele veio na troca de passes entre Óscar Romero e Júnior Santos por dentro. O paraguaio descolou linda assistência para o artilheiro da Libertadores se desvencilhar da marcação e chutar no cantinho para garantir uma vitória que pouco esteve em risco apesar da tentativa de abafa dos equatorianos.
Primeiro tempo
Um primeiro tempo com protagonista absoluto no Nilton Santos: Dário Herrera. O árbitro argentino se enrolou na marcação de faltas, não conseguiu controlar um jogo com muitos embates físicos e abusou da demora na utilização do VAR. Se o Botafogo começou melhor com velocidade pelos lados e verticalidade nas costas da defesa, foi a LDU que abriu o placar com aquela que parecia ser sua única arma: alçar bolas na área. Estrada aproveitou bate e rebate após Arce cabecear na trave e empurrou para o gol de calcanhar. A arbitragem precisou de dez minutos para traçar as linhas e apontar impedimento do atacante equatoriano. Melhor para o Botafogo, que abriu o placar logo em seguida, com bonito gol de Hugo ao dominar e emendar de canhota após cruzamento de Luiz Henrique. A partida parecia controlada, Jeffinho perdeu chance na pequena área, mas a LDU voltou a chuveirar e surtir efeito. Após falta boba de Lucas Halter, Quiñonez cobrou no segundo pau, e Estrada marcou. Dessa vez, o VAR demorou três minutos e validou o gol de empate.
Olho na tabela
Com o resultado, o Botafogo pulou para a segunda colocação no Grupo D, com seis pontos, assim como o líder Junior Barranquilla. Os colombianos levam a melhor no saldo de gols: 2 a 0. O próximo compromisso do Glorioso está marcado para a semana que vem, dia 16, uma quinta-feira, contra o Universitario, às 23h (de Brasília), no Estádio Monumental de Lima.
Um herói antigo e uma nova realidade para o Botafogo na Conmebol Libertadores. Com gol salvador de Júnior Santos (o nono dele na competição), o Glorioso venceu a LDU por 2 a 1 em jogo brigado no Nilton Santos e entrou na zona de classificação às oitavas de final. Depois do susto das duas derrotas iniciais, o time emendou a segunda vitória e agora vai decidir a vida fora do Rio de Janeiro. Hugo abriu o placar, e Estrada empatou ainda no primeiro tempo. O mesmo Estrada teve gol anulado após 10 minutos de análise do VAR quando o placar estava 0 a 0.