Auxiliar teve a missão de comandar o Furacão na classificação à final da Libertadores. Time busca reação após estar perdendo por 2 a 0
Curitiba - O auxiliar técnico de Luiz Felipe Scolari, Paulo Turra, destacou o poder de reação do Athletico ao eliminar o Palmeiras e avançar à decisão da Libertadores pela segunda vez em sua história.
Após vencer na ida por 1 a 0, o time chegou a estar sendo eliminado em São Paulo. Porém, a equipe reagiu ao placar de 2 a 0, buscou o empate e garantiu o clube como o primeiro finalista do torneio em 2022.
Com Felipão suspenso, Turra teve a missão de comandar a equipe e fez questão de valorizar a força do grupo ao derrubar o atual bicampeão da competição em sua casa.
Você jogar uma semifinal, perdendo de 2 a 0, contra uma grande equipe, e você buscar a classificação, isso é para poucos. Isso só enaltece ainda mais o momento do Athletico”
— Paulo Turra, em entrevista coletiva.
O desenho começou longe de como o clube imaginava. Logo aos dois minutos, um gol sofrido que já tirou toda vantagem construída na ida.
A expulsão de Murilo deu um novo capítulo para a semifinal. O Palmeiras chegou a ampliar com um a menos, mas o rubro-negro foi em busca da vaga. Primeiro com Pablo e, depois, com David Terans. Ambos entraram no segundo tempo.
Tínhamos uma estratégia, mas levávamos um gol muito rápido. Mesmo assim, fizemos alguns ajustes durante o primeiro tempo e no intervalo. O Terans entrou muito bem no jogo. Com o Pablo, ganhamos mais um na armação e para entrar na área.
— Turra
“Não existe ninguém no mundo que mereça mais do que ele”
Turra está com Felipão desde 2017. Na coletiva, o auxiliar fez um desabafo e ressaltou o tamanho da história do comandante atleticano. O treinador chegou em sua quarta decisão de Libertadores na carreira.
Ele é o primeiro técnico brasileiro a atingir essa marca. Nas três edições que ele disputou a final, ele venceu duas e perdeu uma.
A gente se sente pequeno perto dele, ele é muito grande. A história dele é muito grande. A vida dele, fora de campo, também é maravilhosa. Ele é muito merecedor deste momento.
No triunfo contra o Estudiantes, Felipão sinalizou para uma possível aposentadoria no fim do ano. O seu fiel escudeiro deixou claro que sua torcida é que ele siga no cargo.
Eu não sei se é o final (carreira Felipão). Torço para que não aconteça. Se existe um treinador no mundo, que merece este momento, é ele.
— Disse o auxiliar
O Athletico aguarda o vencedor de Flamengo e Veléz Sarsfield para conhecer o seu adversário na final. Na ida, o Fla venceu por 4 a 0, em Buenos Aires.
A decisão da Libertadores está marcada para 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador. O duelo é disputado em jogo único.