Tropeços de Racing e Atlético Nacional abrem caminho para Verdão depender apenas de si para terminar fase de grupos com liderança geral e também da sua chave; veja cenários
São Paulo - O Palmeiras teve uma rodada completamente favorável na Conmebol Libertadores. Além de conseguir a virada e vencer por 4 a 2 o Barcelona-EQU, na quarta-feira, em casa, viu os rivais tropeçarem a abrirem caminho na disputa pela melhor campanha geral da fase de grupos.
O cenário é simples: basta o Verdão vencer o Bolívar em casa, no dia 29 de junho, para garantir a liderança do Grupo C e também a melhor campanha geral. Atualmente, Palmeiras e Bolívar possuem os mesmos 12 pontos, com o time boliviano em vantagem por ter melhor saldo de gols.
O caminho ficou livre para o Verdão após Racing e Atlético Nacional, que tinham dez pontos e poderiam chegar aos 13 nesta rodada, serem derrotados no complemento da quinta rodada na noite de quinta-feira. Os argentinos perderam para o Flamengo, no Maracanã, enquanto os colombianos caíram diante do Olimpia-PAR.
Caso confirme a melhor campanha da fase de grupos, o Palmeiras conseguiria o feito pela quinta vez nas últimas seis temporadas. Com exceção de 2021, quando o Atlético-MG alcançou esse objetivo, o Verdão encerrou com a melhor campanha nas edições de 2018, 2019, 2020 e 2022.
Veja as cinco melhores campanhas da Libertadores 2023:
Bolívar - 12 pontos (oito gols de saldo)
Palmeiras - 12 pontos (seis gols de saldo)
Olimpia-PAR - 11 pontos (seis gols de saldo)
Argentinos Juniors - 11 pontos (três gols de saldo)
Independiente Medellín e Racing - 10 pontos (três gols de saldo)