Jean e Marquinhos fizeram os gols da vitória por 2 a 0, em La Plata. Seleção é líder por levar vantagem no saldo de gols
Favorito, sim, senhor. O Brasil deixou para trás a desconfiança após a derrota para a Itália na primeira rodada, e avançou como líder do Grupo D para as oitavas de final do Mundial Sub-20. Depois de atropelar a República Dominicana, a Seleção conquistou uma vitória convincente diante da Nigéria, neste sábado, no estádio Diego Armando Maradona, em La Plata, na Argentina. Jean e Marquinhos fizeram os gols.
Como ficou o grupo?
Brasil, Itália e Nigéria justificaram o apelido de que o Grupo D seria o da morte e terminaram empatados com seis pontos. Todos venceram a República Dominicana, e trocaram resultados entre si. Os brasileiros ficaram com a primeira posição no saldo de gols: sete, contra dois da Azzurra e um dos nigerianos.
Agora, o Brasil encara um dos quatro melhores terceiros colocados, o que só será definido ao término da primeira fase. A partida está marcada para quarta-feira, às 14h30 (de Brasília), novamente em La Plata.
Primeiro tempo
O Brasil saiu na frente em um primeiro tempo marcado pela intensidade e pelo equilíbrio. Com o gramado muito ruim no estádio de La Plata e uma Nigéria que apostava na velocidade e no jogo físico, a partida entrou em um looping de lá e cá quase que sem fim. A primeira boa chance foi dos nigerianos, com Salim Fago acertando o travessão de Mycael. A partir daí, o time africano apostou muito em arremates de fora, enquanto a Seleção alternava bolas longas para Savinho ou conexões pela esquerda com Robert Renan, Biro e Kaiki Bruno. Foi pela canhota que o Brasil conseguiu escanteio que resultou no 1 a 0 com Jean, de cabeça. A Nigéria se mandou para o ataque e abriu espaços que o time de Ramon aproveitou para fazer o segundo, com Marquinhos após passe de Savinho.
Segundo tempo
A vantagem deu ao Brasil a confiança necessária para começar o segundo tempo ainda mais forte. Marcando alto, a equipe recuperava a bola e abusava das jogadas pela direita com Savinho e um Arthur ainda mais participativo no jogo ofensivo. Foram, no mínimo, três grandes oportunidades nos primeiros 15 minutos, mas o placar não saiu do 2 a 0. Diante do sufoco, a Nigéria fez três alterações e igualou as ações impondo novamente muita força e velocidade pelos lados. Ramon deu a resposta imediata, deu fôlego ao time, a Seleção conseguiu administrar uma vitória que foi controlada até o apito final. Que venham as oitavas!
Fala, Ramon!
- Nosso objetivo sempre foi classificar. A logística não vai estar em primeiro lugar. O primeiro lugar é o nosso futebol e fazer o que os meninos fizeram muito bem. Não fizemos um bom jogo contra a Itália, mas os dois últimos jogos mostraram nosso comportamento e o que podemos fazer na competição. É importante passar, fazer gols, e agora começa de fato a decisão. É recuperar esses atletas. Está todo mundo consciente, concentrado, sabendo o que fazer em campo. O espírito, a atitude, a entrega... Isso é muito legal.
Fala, Jean!
- Muito feliz pelo meu segundo gol. Sabíamos da dificuldade do jogo de hoje, a qualidade do time deles. Viemos para a guerra e não podíamos tirar o pé. Nosso objetivo é um só: ser campeão. Então, vamos forte.
Estatísticas do jogo
Brasil x Nigéria
- Finalizações: 15 x 12
- Finalizações no gol: 7 x 3
- Posse de bola: 46% x 54%
- Passes trocados: 335 x 406
- Faltas cometidas: 13 x 11
- Escanteios: 8 x 7