Ibañez, do A-Ahli, e Neymar, do Al-Hilal, foram convocados para compromissos pelas eliminatórias
Rio de Janeiro - A primeira convocação de Fernando Diniz contou com dois nomes que fecharam nesta janela de transferências com times da Arábia Saudita: Ibañez, do Al-Ahli, e Neymar, do Al-Hilal. É a primeira vez na história que o país asiático emplaca representantes na seleção brasileira.
- É uma novidade para o mundo do futebol essa inserção da Arábia Saudita. Na aquisição de jogadores com idade para ainda estar na Europa. Passaremos a olhar. Não sabemos como será para frente. É o desempenho deles que vai dizer. E quando eles forem convocados, como vão desempenhar dentro da seleção - disse o técnico.
O último jogador a representar o mundo árabe havia sido Éverton Ribeiro, convocado em 2015 por Dunga quando defendia o Al Ahli, do Catar.
Ibañez, que trabalhou com Diniz no Fluminense e estava na Roma, já fez dois jogos pelo Al-Ahli - e marcou gol em um deles. Neymar, por sua vez, desembarcou nesta sexta-feira em solo saudita para ser apresentado ao Al-Hilal. Alex Telles, Fabinho, Malcom e Firmino, que já estiveram presentes em listas da Seleção, são outros brasileiros que chegaram recentemente por lá.
- Em relação ao Neymar, tivemos uma conversa. Obviamente que a competitividade da Europa é uma e a Arábia Saudita pode ser outra. Não sabemos como vai ser. O Neymar está com muita vontade de escrever essas páginas bonitas que faltam na história dele como jogador. Essa vontade será capaz de superar qualquer dificuldade em relação à competitividade da Arábia Saudita em relação ao futebol europeu.
Desta vez, a Arábia Saudita teve o mesmo número de representantes que a Espanha. Inglaterra, com 10, Brasil e França, com quatro cada, e Itália, com um, foram os outros países com jogadores de suas ligas.
Convocados por ligas
- Inglaterra: 10 (Alisson, Ederson, Gabriel Magalhães, Bruno Guimarães, Casemiro, Joelinton, Antony, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha e Richarlison)
- França: 4 (Vanderson, Caio Henrique, Renan Lodi e Marquinhos)
- Brasil: 4 (Bento, Nino, André e Raphael Veiga)
- Espanha: 2 (Rodrygo e Vini Jr)
- Arábia Saudita: 2 (Ibañez e Neymar)
- Itália: 1 (Danilo)
Confira a lista de convocados
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico), Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco); Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Olympique de Marselha).
- Zagueiros: Ibanez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal) , Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
- Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid).