BRASILEIRO SÉRIE A

Bahia vence no Niltão, ultrapassa Botafogo no Brasileirão e assume a vice-liderança

Bahia vence no Niltão, ultrapassa Botafogo no Brasileirão e assume a vice-liderança

Baianos encerram série invicta do Alvinegro e conquistam a primeira vitória como visitante com gols de Everaldo e Rafael Ratão

Triunfo maiúsculo do agora vice-líder Bahia no Nilton Santos. Neste domingo, os comandados de Rogério Ceni conseguiram se impor para bater o Botafogo por 2 a 1, com gols de Everaldo e Rafael Ratão. Foi a primeira vitória fora de casa da equipe neste Brasileirão. O Alvinegro até mostrou disposição, chegou a estar melhor na partida no segundo tempo, mas cometeu erros-chave — principalmente na parte tática — que fizeram chegar ao fim a sequência de cinco jogos de invencibilidade. Jeffinho marcou para a equipe.

Tabela e agenda

Com o resultado, o Bahia é o novo vice-líder do Campeonato Brasileiro com 10 pontos conquistados — a pontuação é a mesma do líder Athletico-PR, mas os baianos levam a pior no saldo de gols (4 a 2). O Botafogo, que abriu a rodada na liderança, agora cai para o terceiro lugar com nove pontos.

Na agenda, o Tricolor de Aço volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Bragantino, às 18h30, na Arena Fonte Nova. O Botafogo entra em campo na próxima quarta-feira, mas pela Conmebol Libertadores: encara a LDU, às 21h30, no Nilton Santos. Pelo Brasileirão, o compromisso será no domingo, diante do Fortaleza, às 16h, no Castelão.

Acerta, erra e corrige...

A vitória do Bahia passa pelas mãos do técnico Rogério Ceni, para o bem e para o mal. Muito por causa das substituições que condicionaram a partida. No primeiro tempo, os baianos tiveram uma atuação corajosa e ousada, a ponto de serem melhores em campo e irem para o intervalo vencendo por 1 a 0, com gol de Everaldo.

Porém, na volta para o segundo tempo, a mexida de Ceni atrapalhou a equipe: a saída de Everton Ribeiro para a entrada de Rezende trouxe o Botafogo para o jogo, que empatou e teve chance de conseguir a virada.

Mas Rogério Ceni corrigiu a equipe, rearrumou a sua defesa e teve estrela ao colocar Carlos De Pena e Rafael Ratão. Os dois que vieram do banco de reservas participaram do gol da vitória do Bahia. No final, o saldo foi positivo para o treinador.

Barboza de atacante “renasce” Bahia

Já do lado do Botafogo, uma substituição de Artur Jorge chamou atenção: a entrada do zagueiro Barboza improvisado como centroavante aos 36 minutos do segundo tempo. Porém, foi difícil entender a sua função em campo, já que ele pouco tocou na bola — e, quando tocou, pouco contribuiu.

De quebra, a substituição mudou o cenário da partida. Antes da entrada de Barboza, o Bahia pouco levava perigo no segundo tempo e mal chegava ao ataque. Depois dela, voltou para a partida e aproveitou o buraco deixado na defesa do Botafogo, bem explorado por Carlos De Pena e Rafael Ratão, para marcar o gol da vitória.

Mosaico do Botafogo homenageia Garrincha

Depois de preparar um belo mosaico na partida contra o Universitario, pela Libertadores, no último dia 24, a torcida do Botafogo fez bonita homenagem a Garrincha antes do jogo com o Bahia, neste domingo. O Anjo das Pernas Tortas foi retratado envergando o modelo da nova camisa do Botafogo em meio a dois escudos antigos do clube, sendo um de regatas e um do futebol.

Como foi o primeiro tempo?

Tivemos um ótimo primeiro tempo no Nilton Santos. Botafogo e Bahia mantiveram seus estilos de jogo e fizeram um duelo muito ofensivo e com poucas faltas. Os baianos saíram na frente, mas ambos os lados tiveram chances de claras de marcar até mais gols.

Pelo Botafogo, Luiz Henrique foi o destaque. Ele chegou a balançar as redes, mas estava impedido no lance. Também foi participativo com tabelas, triangulações e é o jogador que levou mais perigo à defesa do Bahia. Os passes em profundidade e facões foram muito explorados pelo Alvinegro.

Já o Bahia apostou no talento de Everton Ribeiro e Cauly. Mas a principal arma foi Santiago Arias, que está tendo liberdade para descer pela direita. Teve uma chance clara de marcar e participou do lance que originou o pênalti. Everaldo, que pouco antes havia visto John salvar um gol seu num milagre, cobrou bem a penalidade e determinou o placar de 1 a 0 no invervalo.

Como foi o segundo tempo?

O segundo tempo começou melhor para o Botafogo, contando também com uma mexida do técnico do Bahia, Rogério Ceni. Ao substituir Everton Ribeiro por Rezende, ele permitiu ascensão do Alvinegro, que passou a sufocar o adversário e não demorou para conseguir o empate. Jeffinho voltou a balançar as redes, algo que não aconteceria desde o dia 27 de janeiro, pelo Campeonato Carioca.

O Alvinegro seguiu melhor, teve chances para virar, mas o Bahia soube se segurar e foi se corrigindo defensivamente ao longo do confronto. No fim, a troca de Artur Jorge ao colocar Alexsander Barboza de atacante aos 36 minutos expôs demais o Botafogo e deixou um buraco na defesa. Rogério Ceni teve estrela, colocou Carlos De Pena e Rafael Ratão, que participaram da jogada do gol da vitória dos baianos.

Image
logo ga nova22