Alvinegro vê distância para o Palmeiras encurtar; Grêmio se garante fora do Z-4 por mais uma rodada
Botafogo e Grêmio não saíram do empate sem gols, neste sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Brasileirão. As duas equipes foram a campo bem modificadas e ainda assim fizeram um jogo movimentado e com boas oportunidades. No segundo-tempo, o Alvinegro chegou a marcar com Bastos, mas o VAR apontou impedimento do zagueiro. O jogo terminou com Monsalve expulso e faíscas entre os jogadores, inflamadas por uma arbitragem confusa.
Como fica
Com o resultado, o Botafogo somou um pontinho que o manteve na liderança, com 57, um a mais que o Palmeiras, que venceu sua partida contra o Atlético-MG. . Já o Grêmio chegou a 32 pontos e tem quatro a mais do que Vitória, que abre a zona de rebaixamento e não tem possibilidade de alcançar o Tricolor nesta rodada. Confira a tabela completa
Primeiro tempo
Jogo equilibrado no Mané Garrincha. O Grêmio explorou bastante o lado esquerdo da defesa alvinegra, aproveitando os descuidos de Alexander Barbosa e Marçal. Mas as melhores chances ocorreram com Edenílson do outro lado do ataque, em duas finalizações que fizeram o goleiro John trabalhar. O Botafogo respondeu com cabeçada de Vitinho, mas não conseguiu impor seu jogo com a intensidade dos últimos jogos.
Segunda etapa
Os times voltam do intervalo querendo jogo. Primeiro, Luiz Henrique fez bonita jogada individual, mas chutou para fora. Mesmo destino de lance do Grêmio, em que Villasanti tabelou com Reinaldo para ficar no quase. Depois a partida caiu de ritmo, sem inspiração e amarrada.
Até que Artur Jorge colocou alguns titulares, como Igor Jesus, Alex Telles e Savarino e viu sua equipe aumentar a pressão. Aos 40, Bastos recebeu bola de Junior Santos na área e marcou, mas o VAR apontou o impedimento. O clima esquentou, e Marchesín e Luiz Henrique recebem amarelo por discussão áspera. Na sequência, o árbitro deu cartão vermelho a Monsalve por considerar que o meia, ao tentar se desvencilhar da marcação de Vitinho, acertou o adversário propositalmente no rosto.
Confuso, o árbitro teve dificuldade para conter os ânimos dos jogadores, acrescentou, em partes 12 minutos de acréscimos, voltou atrás, e terminou o segundo tempo com 55 minutos.
Próximos desafios
O Grêmio volta a campo na próxima sexta, para enfrentar o Fortaleza, em casa. Já o Botafogo terá pela frente o Athletico-PR, na Ligga Arena, no sábado.