Pedro Henrique abre o placar para o clube paulista, mas Bruno Henrique empata para rubro-negros, que reclamam bastante da arbitragem
Se há coisa de que o torcedor não pode reclamar, é de tédio. Bragantino e Flamengo fizeram um jogo movimentado, ofensivo, com direito a atuação do VAR, bolas no travessão e polêmicas no Nabi Abi Chedid, neste sábado, em partida válida pela quinta rodada do Brasileirão. No placar, empate por 1 a 1, com um gol em cada tempo. No primeiro, Pedro Henrique para os paulistas. No segundo, Bruno Henrique para os cariocas, que reclamaram muito da arbitragem.
Primeiro tempo
Um primeiro tempo no qual levou a melhor quem teve paciência e organização para trabalhar. A julgar pelos minutos iniciais, até parecia que o Flamengo, com uma postura mais vertical e um jogo mais por dentro, poderia levar perigo ao gol de Cleiton. Puro engano. O tempo passou, o Bragantino subiu a marcação e chamou as rédeas do jogo para si. Já era melhor quando o árbitro expulsou Luan Cândido por falta em De la Cruz até ser avisado pelo VAR de falta do próprio uruguaio sobre Pedro Henrique no início do lance. Cartão anulado e castigo para os rubro-negros, que viram o próprio Pedro Henrique subir mais alto após cobrança de escanteio e testar para fazer 1 a 0. Tite tirou um volante, botou Luiz Araújo, mas os primeiros 45 minutos foram de superioridade do Bragantino.
Segundo tempo
O Flamengo voltou melhor do intervalo e já nos primeiros três minutos tinha criado mais chances do que em todo o primeiro tempo, em espetadas de Bruno Henrique e De la Cruz. Pedro passou a sair mais da área e deixou o espaço para ser atacado por quem vinha de trás. Foi assim que o próprio centroavante serviu o uruguaio para avançar em contragolpe e chutar forte no travessão. O Bragantino deu o troco com belo chute também no travessão de Eric Ramires, mas o Rubro-Negro foi senhor do segundo tempo, com destaque para o duelo entre Bruno Henrique e Cleiton. O goleiro levou a melhor em duas divididas e ainda fez defesa espetacular em finalização de cabeça. Mas De la Cruz também foi espetacular em assistência aos 33 minutos para o camisa 27 tocar por baixo do goleiro e empatar. O jogo ficou aberto, lá e cá, mas o Flamengo se aproximou mais da virada. Pedro Henrique evitou gol certo de Lorran em jogada na qual Tite pediu pênalti de Vitinho em Luiz Araújo. Nada foi marcado, e o placar não saiu do 1 a 1.
Fla sobe o tom contra a arbitragem
O Flamengo terminou a partida reclamando muito da arbitragem. Jogadores, comissão técnica e diretoria rubro-negras questionam a anulação da expulsão de Luan Cândido, ainda no primeiro tempo, por causa de falta assinalada pelo VAR de De la Cruz em Pedro Henrique no começo da jogada. O cartão vermelho foi aplicado no campo, mas retirado após checagem no monitor. A revolta maior dos cariocas, por sua vez, é por possível pênalti de Vitinho em Luiz Araújo já aos 44 minutos do segundo tempo (assista ao vídeo abaixo). Ainda com bola rolando, Tite bradou ao quarto árbitro para que o árbitro de vídeo entrasse em ação e chegou a ser punido com cartão. Após o apito final, a reclamação continuou, com entrevista do diretor executivo Bruno Spindel afirmando que o clube está sendo prejudicado neste início de Brasileirão.
Alvo da torcida
De volta ao Nabi Abi Chedid pela primeira vez após ser vendido ao Flamengo, Léo Ortiz foi alvo de muitas vaias da torcida do Bragantino. Toda vez que tocava na bola, os assobios tomavam conta da arquibancada. O zagueiro é um dos ídolos da história do clube de Bragança Paulista, no qual atuou entre 2019 e o início de 2024, mas deixou claro o desejo de sair para o Flamengo assim que chegou a proposta, ainda em 2023.
Estatísticas
Bragantino x Flamengo
Posse de bola: 46% x 54%
Finalizações: 14 x 19
Finalizações no alvo: 4 x 7
Passes trocados: 350 x 420
Faltas cometidas: 16 x 10
Olho na tabela
Com o resultado, Bragantino e Flamengo ficam colados na tabela. Os paulistas permanecem em terceiro, com nove pontos, e têm na próxima rodada o Bahia, na Arena Fonte Nova, domingo, às 18h30 (de Brasília). Os rubro-negros, por sua vez, pulam para a quarta colocação, com oito pontos, e recebem o Corinthians, sábado, às 16h, no Maracanã.
Antes disso, a equipe rubro-negra visita o Palestino, no Chile, na terça-feira, pela Libertadores. Já os paulistas recebem o Racing, da Argentina, na quinta, pela Sul-Americana.