Fla abre placar com golaço de Gerson, mas Timão consegue igualar e ganha respiro em briga na parte de baixo da tabela
Corinthians e Flamengo ficaram no empate por 1 a 1 na noite deste sábado, na Neo Química Arena, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. No primeiro jogo depois da demissão do técnico Jorge Sampaoli, o Fla dominou o rival na maior parte do tempo e saiu na frente com um golaço de Gerson, mas o Timão reagiu no segundo tempo com Fábio Santos, de pênalti, e ganhou algum respiro na parte de baixo da tabela. O Rubro-negro, que espera o acerto com o técnico Tite, saiu com gosto de derrota – já que poderia ter pulado para o segundo lugar e alimentado ainda mais o objetivo de buscar o Botafogo na luta pelo título. O Timão, por outro lado, soma um ponto para se distanciar da zona de rebaixamento – são apenas quatro de vantagem para o Santos, que joga neste domingo e abre o Z-4. Assista aos melhores momentos:
Como fica?
O empate leva o Corinthians aos 31 pontos, em 12º lugar e a quatro pontos do Santos, que abre a zona de rebaixamento. Já o Flamengo vai a 44 e perde a chance de voltar ao G-4 – continua em quinto e ainda pode perder posição para o Fluminense nesta rodada.
Primeiro tempo
Sob chuva intensa em Itaquera, o Corinthians adotou postura mais agressiva do que costume e, nos primeiros 15 minutos, marcou em cima a saída de bola do Flamengo, impedido que Everton Ribeiro e Gerson participassem muito do jogo – essa pressão inicial também gerou chances, como um chute de Renato Augusto de fora da área que assustou o goleiro Rossi. No entanto, com mais qualidade do que o rival, o Rubro-negro aos poucos impôs seu estilo e empurrou o Timão para trás, trocando passes de um lado a outro, com paciência, e achando espaços. A saída de Bruno Méndez, lesionado, para a entrada de Fagner, deixou o time de Mano Menezes um pouco mais exposto defensivamente – e as chances começaram a aparecer. Pelo lado esquerdo do ataque, o Flamengo quase abriu o placar primeiro com Ayrton Lucas, que exigiu grande defesa de Cássio, depois com Everton Ribeiro, que recebeu livre pelo setor, soltou um chutaço e acertou o travessão. O Timão só teve o garoto Wesley como válvula de escape pelo lado esquerdo, mas, sozinho, ele não conseguiu levar tanto perigo. Na reta final, Yuri Alberto ainda conseguiu um chute após erro de Ayrton Lucas.
Segundo tempo
O Corinthians voltou com Giuliano na vaga de Renato Augusto e continuou sem o domínio do meio-campo – setor do qual Gerson tomou conta, armou as principais jogadas do Flamengo e abriu o placar com um golaço, em chute de longe sem chances para Cássio, aos oito minutos. O time carioca esteve bastante confortável em campo até as primeiras alterações, incluindo a saída do próprio Gerson, lesionado. Mesmo com Arrascaeta em campo, o Fla se retraiu e permitiu mais chegadas do Corinthians, que lançou Romero e Pedro nas vagas de Wesley e Rojas e passou a avançar mais, mesmo na base do abafa. Foi assim que, após um bate-rebate, Léo Pereira desviou com o braço um chute de Fábio Santos, e o árbitro Anderson Daronco marcou pênalti. Fábio cobrou com perfeição e empatou, inflamando a Neo Química Arena. Os dois times tiveram chances, mas o jogo terminou no 1 x 1.
Público e renda
Público: 40.537 pagantes.
Renda: R$ 2.629.857,00.
Próximos jogos
Os dois times terão pausa de quase duas semanas por causa da Data Fifa. O Corinthians só volta a campo no dia 18 de outubro, uma quarta-feira, contra o Fluminense, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. No dia 19, o Flamengo visita o Cruzeiro, às 19h, no Mineirão. Os dois jogos são válidos pela 27ª rodada do Brasileirão.