Paulistas marcam no primeiro tempo, gaúchos pressionam em etapa final emocionante, mas 1 a 0 prevalece
Depois de um primeiro tempo em que foi muito superior ao Grêmio e abriu o placar, o São Paulo viu o rival reagir na etapa final, perdeu jogadores importantes por lesão, foi pressionado, mas conseguiu segurar os gaúchos e voltou a vencer no Brasileirão. Lucas marcou o gol paulista logo aos 9 minutos de jogo, mas o time não conseguiu transformar a superioridade em uma vantagem maior. O Grêmio jogou muito mais no segundo tempo, teve boas chances, mas não empatou.
Como fica
Com a vitória, o São Paulo voltou ao G-4, com 30 pontos, na quarta posição. O Grêmio ficou com 11, na 18ª posição, quatro pontos atrás do Vitória, o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
O primeiro tempo
Em casa, com apoio de um estádio praticamente lotado, o São Paulo dominou o jogo no primeiro tempo e quase não foi incomodado. Esse desempenho logo se tornou vantagem no placar: aos 9 minutos, Lucas recebeu no canto da área e bateu rasteiro para fazer 1 a 0. Mesmo melhor, os donos da casa não conseguiram ampliar. O Grêmio só assustou no fim, num chute colocado de Pavón que passou perto do gol de Rafael.
O segundo tempo
A etapa final foi maluca. O Grêmio voltou em outra rotação depois do intervalo. O São Paulo ainda teve uma baixa importante: Alisson se machucou, com suspeita de lesão grave na perna, e deixou o campo. Atrás do empate, os gaúchos pressionaram muito e empilharam chances perdidas. Ao mesmo tempo, deixaram a guarda aberta para contra-ataques dos paulistas, que tiveram oportunidades para matar o jogo, sem conseguir. No fim teve confusão: o árbitro deu 10 minutos de acréscimos, que depois se tornaram 13 minutos, Igor Vinícius foi expulso por demorar a bater um lateral, um monte de gente reclamou, mas o placar continuou o mesmo. Vitória do São Paulo.
Como fica
São Paulo e Grêmio voltam a campo no domingo, pela penúltima rodada do primeiro turno. Os paulistas viajam para enfrentar o Juventude em Brasília, às 18h30, enquanto os gaúchos recebem o Vitória no Centenário, às 11h.