Colorado joga melhor e se impõe com um gol em cada tempo; Timão se despede de Fábio Santos e não consegue escapar de vez da degola
O Internacional venceu o Corinthians por 2 a 1 na noite deste sábado, na Neo Química Arena, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, confirmou sua classificação à Copa Sul-Americana de 2024 e deixou o rival ainda sob risco – remoto – de rebaixamento. O Colorado foi mais time do que o Timão durante todo o duelo e construiu a vitória, primeira dos gaúchos no atual estádio corintiano, com gols de Maurício e Wanderson – Romero descontou. A vaga na Sul-Americana é prêmio de consolação para um Inter que caiu de maneira traumática nas semifinais da Libertadores deste ano e chegou a flertar com o rebaixamento no Brasileiro. Já o Corinthians, que fez bela festa para a despedida do lateral-esquerdo Fábio Santos, queria uma vaga na mesma competição. No entanto, foi embora ainda preocupado com a tabela. Assista aos melhores momentos:
Como fica?
A vitória leva o Inter aos 52 pontos, garantido na Sul-Americana. O Corinthians permanece com 47, em 13º lugar e a seis do Bahia, que abre a zona de rebaixamento – basta um empate na última rodada, contra o Coritiba, ou qualquer tropeço do próprio Bahia, do Vasco, ou do Santos para o time de Mano Menezes se salvar.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi quase todo do Inter, que é mais time, mostrou mais qualidade e se aproveitou de um Corinthians pouco intenso e que tem dificuldades para se portar sem a bola. Aos poucos, o Colorado foi encontrando espaços nas costas dos volantes rivais e superando a pressão na saída de bola em vários momentos – quando encaixou um ataque, chegou ao gol com Maurício, sozinho na entrada da área, aos 35 minutos, após lançamento de Bruno Henrique e assistência de Bustos. O Timão pouco fez ofensivamente, com Giuliano e Renato Augusto isolados e Giovane, substituto de Yuri Alberto, muito abaixo dos demais.
Segundo tempo
O Corinthians voltou com Wesley no lugar de Giovane e se encaixou melhor, com Romero jogando de referência e fazendo o ataque fluir melhor. A pressão na saída do Inter também melhorou, e assim saiu o gol de empate do Timão: Matheus Araújo roubou de Renê, rolou para Moscardo e viu o garoto cruzar rasteiro para Romero finalizar. O 1 x 1 foi o melhor momento do Timão no jogo, que logo viu o Inter tomar as rédeas novamente e se aproveitar da fragilidade na recomposição do rival. Em outra jogada de velocidade, Enner Valencia recebeu na área, Gil dividiu, mas Wanderson, sozinho, fez o segundo do Colorado. A partir daí, foi na base do desespero: o Inter chegou a fazer outro gol, com Enner Valencia, anulado por impedimento; e o Corinthians se lançou à frente, perdeu chances – a melhor delas com Pedro, de cabeça, que exigiu defesaça de Rochet – e teve Lucas Veríssimo expulso. Mas não conseguiu buscar o empate dentro de casa.
O adeus de Fábio Santos
Aos 38 anos, o lateral-esquerdo Fábio Santos foi abraçado por torcida, elenco e família antes do jogo na Neo Química Arena. Ele recebeu homenagens, posou ao lado das seis taças conquistadas pelo Corinthians e ainda foi a campo – foi substituído por Matheus Bidu na metade do segundo tempo, muito aplaudido e com reverências até de jogadores do Inter.