Peixe se recupera de derrota para o Amazonas, aproveita tropeços de Sport e Goiás e volta à ponta na quinta rodada
O Santos venceu a Ponte Preta por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Moisés Lucarelli, pela quinta rodada da Série B do Brasileiro, e retomou a liderança da competição – beneficiado pela derrota do Sport para o Ituano e o empate do Goiás com o Paysandu, também nesta quarta. O Peixe se recuperou rapidamente do revés contra o Amazonas, no fim de semana passado, e construiu a vitória ainda no primeiro tempo, com gols de Gil e Giuliano – Sérgio Raphael diminuiu para a Macaca na segunda etapa. Correção de rota rápida e importante para o time de Fábio Carille, firme entre os melhores times do campeonato. Assista aos melhores momentos:
Como fica?
O Santos chega aos 12 pontos, mesmo número do Sport, mas com vantagem no saldo de gols para ser líder novamente. A Ponte permanece com cinco pontos, na parte de baixo da classificação e perto do Z-4.
Primeiro tempo
O jogo começou equilibrado, com o Santos esperando mais a Ponte Preta, mas aos poucos o Peixe se impôs tecnicamente e empurrou o rival para o próprio campo de defesa, investindo em jogadas pelos lados e pelo alto. A vitória parcial foi construída em poucos minutos: primeiro, Guilherme cruzou da esquerda e Gil, meio de ombro, meio de cabeça, fez 1 x 0. Pouco depois, em transição rápida no ataque, Giuliano fez o segundo e deixou o time de Fábio Carille mais tranquilo. A única nota negativa foi a saída de Guilherme, com uma aparente lesão na coxa esquerda.
Segundo tempo
O Santos adotou postura mais defensiva e perdeu poder ofensivo após a saída de Guilherme – Patrick, mais uma vez, não entrou tão bem. Assim, a Ponte se atirou mais e chegou ao gol no início, com Sérgio Raphael, de cabeça, num lance em que João Paulo saiu mal para cortar o cruzamento e deixou o gol aberto. A Macaca se animou e assustou algumas vezes, mas não conseguiu concluir bem a gol. Do outro lado, Carille tentou retomar a dinâmica do time ao lançar Willian na vaga de Morelos e trocar os dois laterais – suficiente para segurar a vitória. Quase no último lance, dentro da área, Jean Carlos perdeu a chance do empate ao pegar a sobra de um cruzamento, mas chutar por cima do gol de João Paulo.
Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela sexta rodada da Série B: a Ponte Preta visita a Chapecoense, na Arena Condá, às 16h (de Brasília), enquanto o Santos recebe o Brusque na Vila Belmiro, às 11h, no primeiro jogo com público (ainda parcial) em casa na competição.