COPA DO BRASIL

Dominante do início ao fim, Flamengo vence o Palmeiras e abre vantagem

Dominante do início ao fim, Flamengo vence o Palmeiras e abre vantagem

Luiz Araújo e Pedro fazem os gols de vitória por 2 a 0 no Maracanã pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Decisão da vaga acontece na próxima quarta-feira, no Allianz Parque

Uma vitória incontestável e com placar até barato. Assim pode ser definido o 2 a 0 do Flamengo sobre o Palmeiras, nesta quarta-feira, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com domínio rubro-negro do início ao fim, o jogo nem parecia colocar frente a frente os dois maiores vencedores do futebol brasileiro nos últimos anos. Pedro e Luiz Araújo fizeram os gols que dão aos cariocas o direito de até perder por um gol em São Paulo para seguir na competição.

Próximos compromissos

Flamengo e Palmeiras voltam a medir forças na próxima quarta-feira, às 20h (de Brasília), no Allianz Parque. Com a vitória no Maracanã, os cariocas avançam até com derrota por um gol de diferença. Em caso de triunfo alviverde por dois gols, a partida vai para pênaltis. Por três ou mais, a classificação de virada fica com os paulistas. Antes, porém, o Flamengo defende a liderança do Brasileirão no próximo sábado, às 21h30 (de Brasília), diante do São Paulo, no Morumbi, enquanto o Palmeiras visita o Internacional, no Beira-Rio, domingo, às 17h.

Estatísticas

Flamengo x Palmeiras

  • Posse de bola: 60% x 40%
  • Finalizações: 19 x 2
  • Finalizações no gol: 5 x 0
  • Passes trocados: 525 x 353
  • Faltas cometidas: 14 x 21
  • Escanteios: 5 x 2

Primeiro tempo

Em um primeiro tempo que entregou o que se esperava, ficou melhor para o Palmeiras o placar em branco até o intervalo. O Flamengo teve posse de bola, teve volume, teve presença no campo ofensivo, mas não teve espaços para criar chances claras que levassem perigo ao gol de Weverton. Por outro lado, os paulistas apostaram nas saídas em velocidade que funcionaram pouco. Nos primeiros 20 minutos, a dupla Ayrton Lucas e Cebolinha levou perigo com jogadas verticais, Vitor Reis e Gustavo Gómez, por sua vez, fecharam a porta. Um calcanhar de Pedro foi a única finalização no gol das 11 dos rubro-negros contra uma alviverde. Números que ajudam a explicar o roteiro de 45 minutos iniciais muito pegados com 18 faltas marcadas.

Segundo tempo

A volta do intervalo manteve o panorama do jogo: o Flamengo com a bola e o Palmeiras fechando espaços. A dupla de uruguaios pela direita, Arrascaeta e Varela, até conseguiu boas jogadas, mas continuava difícil chegar ao gol de Weverton. A pressão somada da marcação alta dos cariocas, no entanto, forçou erros que os palmeirenses não tiveram como conter. Primeiro, Léo Pereira interceptou chutão de Giay para Pulgar achar Gérson na entrada da área. O camisa 8 serviu Luiz Araújo, que deixou Pedro na boa para fazer 1 a 0 e dar mais justiça ao placar. A desvantagem fez com que o Flamengo baixasse as linhas de marcação para atrair o Palmeiras, e deu certo. Foi assim que Gustavo Gómez, com todo espaço possível, errou passe fácil nos pés de Pedro. O contra-ataque foi de manual: Pedro, De la Cruz, Luiz Araújo, gol! Abel Ferreira ainda tentou dar uma sobrevida ao time colocando Lázaro, Flaco Lopez, Mayke, Gabriel Menino e Dudu, mas foi o Flamengo que teve a chance do terceiro com Wesley, que errou passe no bico da pequena área para Gabigol. O 2 a 0 acabou ficando barato.

Fala, Weverton!

“Acho que no decorrer do jogo, para o que queríamos, dois chutes foi pouco. Tivemos um rendimento abaixo. É momento de ter tranquilidade. Precisamos melhorar e vai melhorar. Se tem algo bom nisso tudo, é saber que podemos dar a volta por cima na semana que vem. Agora, é pensar no jogo contra o Inter, que também será importante para gente, no Brasileiro. Foram 90 minutos, não veio a vitória, e agora temos que nos preparar, descansar e saber o que precisamos fazer para a semana que vem.

flamengo palmeiras 001

Acho que nunca tivemos tantas derrotas em sequência, eu não me lembro. É um momento que não estamos acostumados a viver. Temos que ter tranquilidade. Tudo se resolve com trabalho dentro de campo. Domingo temos a chance de dar a voltar por cima e fazer um grande jogo. Quarta-feira também. Vamos fazer o que for preciso para dar a volta semana que vem”.

Fala, Pedro!

“Graças a Deus, mais um gol. Estou muito feliz por marcar mais uma vez, por vencer no Maracanã. Sabíamos da dificuldade, mas sabíamos que devíamos fazer o dever de casa. O 2 a 0 é bom, mas não tem nada ganho. Teremos um grande jogo semana que vem na casa deles, em um gramado que não estamos acostumado. O gol do Luiz Araújo foi bonito, uma jogada combinada como procuramos sempre fazer com calma. Pude roubar a bola no passe do Gustavo, toquei para o De la Cruz, que achou o Luiz Araújo. Agora, não tem nada resolvido. Temos que fazer a nossa parte para semana que vem”.

Decisivo!

Luiz Araújo deixou o banco de reservas para ser o grande nome da vitória do Flamengo no Maracanã. Substituto de Everton Cebolinha, que sentiu uma lesão muscular na coxa aos 22 do primeiro tempo, o camisa 7 decidiu a partida com um gol e uma assistência. Por pouco não coroa a atuação de gala com um golaço que seria o terceiro rubro-negro após roubar bola de Giay, driblar Gustavo Gómez e tocar na saída de Weverton. Peça importantíssima para Tite em 2024!

Preocupante

Não é só pela atuação inoperante desta quarta-feira que o torcedor palmeirense deve ficar preocupado. A fase está longe de ser confrotável, a pior sequência desde a chegada de Abel Ferreira. A derrota para o Flamengo foi a quarta nas últimas cinco partidas na temporada, a terceira consecutiva. Neste período, a equipe venceu apenas o Cruzeiro, no Allianz. Antes, tinha perdido para o Botafogo e depois foi superado por Fluminense, Vitória e agora para o Flamengo. Domingo, o rival será o Internacional, no Beira-Rio.

Image
Image
logo ga nova22