Diretoria não tem negociações com possíveis substitutos para o camisa 8, fora por dois meses; contra o Remo, nesta quarta, Fernando Lázaro vive desafio
São Paulo - A estreia do Corinthians na Copa do Brasil marcará também o início de um período extenso sem o craque do time à disposição. Operado na última terça-feira, o meia Renato Augusto deve parar por dois meses e perderá uma sequência importante de jogos da equipe na temporada.
Cabe a Fernando Lázaro, a começar pelo duelo desta quarta, contra o Remo, no Mangueirão, em Belém, às 21h30 (de Brasília), achar uma forma de consolidar seu 4-4-2 sem ter nele o jogador mais cerebral do elenco. O duelo tem transmissão ao vivo da Globo e vale pela terceira fase da competição.
Paralelamente ao trabalho do técnico, a diretoria quebra a cabeça para tentar achar soluções no mercado, mas, neste momento, não negocia com ninguém para substituir o camisa 8. Mesmo antes da lesão, o presidente Duilio Monteiro Alves já havia admitido que o elenco precisa de um meia como Renato.
Recentemente, o gerente de futebol Alessandro Nunes também admitiu que a busca por um meia tem se intensificado, mas já era algo anterior ao problema de Renato Augusto, que passou por uma artroscopia no joelho direito e inicia nesta quarta o período de recuperação.
– Já era um diagnóstico de que se tivéssemos algum atleta que possibilitasse a vinda com uma aprovação técnica, faríamos a investida. Estamos procurando desde antes da lesão do Renato, um problema que infelizmente ocorreu.
– Essa é uma discussão diária, avaliação daquilo que um atleta pode realmente acrescentar. Não é uma simples avaliação: “vamos trazer e apostar para ver o que vai acontecer”. Não é assim. Sabemos que no futebol os erros são superiores ao acertos. Traçamos com muita cautela e calma, desde que possa ajudar o elenco, o treinador e todos nós – explicou.
Só em abril serão seis jogos sem Renato Augusto, incluindo um Dérbi contra o Palmeiras, dia 29, no Allianz Parque. Se Renato, de fato, ficar os dois meses previstos fora de combate, perderá quase toda a fase de grupos da Libertadores, voltando apenas para a última rodada, em 28 de junho.
Confira a agenda do Corinthians em abril:
- 12/4 - 21h30 - Remo x Corinthians - Copa do Brasil (Belém do Pará)
- 16/4 - 16h - Corinthians x Cruzeiro - Brasileirão (Neo Química Arena)
- 19/4 - 21h30 - Corinthians x Argentinos Juniors - Libertadores (Neo Química Arena)
- 23/4 - 19h - Goiás x Corinthians - Brasileirão (Goiânia)
- 26/4 - 21h30 - Corinthians x Remo - Copa do Brasil (Neo Química Arena)
- 29 - 18h30 - Palmeiras x Corinthians - Brasileirão (Allianz Parque)
Possibilidades
Sem contratações à vista, Lázaro terá de montar o time sem Renato com as opções que tem no elenco. Para manter seu esquema tático, há possibilidade de colocar jogadores de posicionamento mais avançado ou volantes. O único meia, de fato, na reserva é o garoto Matheus Araújo.
São, basicamente, sete jogadores para quatro vagas no time: os volantes Roni, Cantillo, Maycon, Fausto Vera e Paulinho, o meia Giuliano e o ponta Adson, que nesta temporada tem atuado também como um meia, aberto pela direita.
Nesta quarta, a formação mais provável tem Cantillo, Maycon, Paulinho e Adson, porque Lázaro deve poupar alguns atletas para evitar desgaste para a estreia do Brasileirão. O recém-chegado Chrystian Barletta corre por fora pela vaga de Renato, porque prefere atuar como ponta.