OUTRAS NACIONAIS

A um mês da janela, Fluminense mapeia mercado por reforços e tem ponta e zaga como prioridades

A um mês da janela, Fluminense mapeia mercado por reforços e tem ponta e zaga como prioridades

Clube vai buscar peças para os lugares de Marrony e Vitor Mendes; Thiago Silva segue no radar

Rio de Janeiro - Daqui a exatamente um mês abrirá a segunda e última janela de transferências do futebol brasileiro em 2023, que vai do dia 3 de julho a 2 de agosto. Enquanto alguns clubes já começaram a abrir negociações, o Fluminense ainda mapeia com calma o mercado na busca por reforços que sejam viáveis diante da situação financeiro do clube, que precisará ser criativo para fazer contratações.

Apesar de conseguir estar mantendo os salários em dia, o Fluminense não conta com recursos para investir em compras de jogadores como fez na primeira janela. Mas a diretoria sabe que há a necessidade de reforçar o elenco, como ficou escancarado na eliminação na Copa do Brasil. Porém, a tendência é que sejam poucas contratações. Em entrevista coletiva após a derrota para o Flamengo na última quinta-feira, o técnico Fernando Diniz chegou a falar sobre o assunto:

- A gente tem que ir com critério para saber contratar. O Fluminense não tem dinheiro. Para pagar a folha é complicado, o presidente tem que conseguir arrumar o dinheiro para honrar os compromissos, então temos que ter critério para contratar com precisão. (...) Estamos tentando, mas é difícil contratar, temos que respeitar o limite da folha - disse o treinador, evitando criar expectativas.

O clube tem ao menos duas prioridades: um zagueiro e um ponta de velocidade, conforme divulgado pelo “Superesportes” e confirmado pelo ge. Seriam peças que chegariam para suprir duas saídas: a de Marrony, que terminará seu contrato de empréstimo no fim do mês e voltará para o Midtjylland, da Dinamarca; e a de Vitor Mendes, que está afastado por suspeita de envolvimento no caso de manipulação de situações de jogo envolvendo casas de apostas.

No ataque, o time sentiu muito a ausência de Keno, lesionado, e não encontrou um substituto com as mesmas características no elenco. E na defesa, só sobraram garotos para o lugar de Vitor Mendes na reserva. Emprestado, o zagueiro ainda não foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), responsável pela operação “Penalidade Máxima II”, mas internamente já é dado como carta fora do baralho e deve ser devolvido ao Atlético-MG.

Thiago Silva segue no radar

Apesar das recentes entrevistas de Thiago Silva na Inglaterra, dizendo que pretende cumprir seu contrato com o Chelsea até junho de 2024 e que só não seguirá no clube se o novo treinador não o quiser (o que irritou muitos torcedores tricolores nas redes sociais), o zagueiro, de 38 anos, continua no radar da diretoria. Internamente, acredita-se que as declarações dele lá foram protocolares.

Em abril, o próprio Thiago Silva, em entrevista à “TNT”, admitiu que o retorno de Marcelo ao Fluminense “tocou seu coração”. E no mês passado, o jornal “The Telegraph”, da Inglaterra, chegou a dizer que nos bastidores do Chelsea, como forma de gratidão ao jogador pelas últimas três temporadas, o clube não pretende ser um entrave caso o zagueiro queira romper o seu contrato e retornar ao Brasil.

Em recente entrevista ao quadro “Abre Aspas”, do ge, o diretor executivo de futebol do Fluminense, Paulo Angioni, foi questionado sobre Thiago Silva e saiu pela tangente. Mas deixou escapar que “não sabe se o zagueiro vai até o final” do contrato com o Chelsea:

- O Thiago Silva é uma coisa muito iminente aqui no Fluminense. É um jogador que tem um prestígio imenso, merecido. Tem qualidade excepcional. O presidente já conversou com ele lá no início do ano, mas eu acredito que depende muito dele. Ele já mostrou desejo de terminar aqui. Não sei se este ano, acredito que não, mas pode ser o ano que vem, como foi o caso do Marcelo, não é mesmo? Pelas últimas entrevistas que eu vi, de informações que eu tive, que de repente ele continua lá, mas não sei se vai até o final, não é? Ele vindo será muito bem abraçado aqui, com certeza.

Thiago Silva encerrou a temporada com o Chelsea no último domingo, no empate em 1 a 1 com o Newcastle no estádio Stamford Bridge. O clube terminou a Premier League apenas em 12º lugar, com 44 pontos, e não se classificou para as competições europeias da temporada 2023-2024. Com isso, deve passar por uma reformulação após a chegada do técnico argentino Mauricio Pochettino, que começará no cargo no dia 1º de julho.

Em sua primeira semana de férias, Thiago Silva curiosamente viajou para o Rio de Janeiro e desembarcou sozinho na cidade na noite da última quarta-feira, sem a esposa e os filhos. Ainda não se sabe se irá se encontrar com o presidente Mário Bittencourt ou com os jogadores, com quem vinha mantendo contato nas últimas semanas. No Fla-Flu de quinta-feira, pela Copa do Brasil, ele não foi ao Maracanã e assistiu pela televisão na casa de familiares.

Image
Image
logo ga nova22