OUTRAS NACIONAIS

Abel Ferreira conquista o nono título pelo Palmeiras, aproxima-se de recorde, mas tem futuro incerto

Abel Ferreira conquista o nono título pelo Palmeiras, aproxima-se de recorde, mas tem futuro incerto

Técnico passou Vanderlei Luxemburgo e se isolou como o segundo com mais títulos na história do Verdão, atrás apenas de Oswaldo Brandão. Oferta do Al-Sadd, do Catar, pode fazê-lo sair

Belo Horizonte - Abel Ferreira chegou ao seu nono título em três anos de trabalho no Palmeiras ao garantir nesta quarta-feira a conquista do Campeonato Brasileiro. É o bicampeonato consecutivo da principal competição do país para o Verdão e o técnico português.

Ele agora passou Vanderlei Luxemburgo e se isolou como o segundo técnico mais vitorioso da história palmeirense, atrás apenas de Oswaldo Brandão, com dez títulos.

Ainda que o contrato tenha validade até dezembro de 2024, a conquista do Brasileiro pode significar uma despedida.

Isto porque o Al-Sadd, do Catar, promete oferecer uma oferta altíssima para tirá-lo do Palmeiras.

Enquanto a competição ainda não estava definida, o estafe de Abel disse que ele só pensaria na reta final do Brasileiro, mas a partir de agora seu futuro será o principal tema na Academia de Futebol.

Dentro do clube e com a torcida, o comandante é visto como unanimidade e elevado ao status de maior da história alviverde. Mas o próprio já deu indícios de desgaste pela rotina de jogos e a pressão do futebol brasileiro.

Desde sua contratação, no fim de 2020, nunca houve temor maior no Palmeiras de que o técnico, frequentemente sondado pelo mercado internacional, fosse embora. Há um clima de incerteza nos bastidores.

Relembre os títulos do Palmeiras na “Era Abel:

  • Campeonato Brasileiro: 2022 e 2023
  • Copa Libertadores: 2020 e 2021
  • Copa do Brasil: 2020
  • Campeonato Paulista: 2022 e 2023
  • Recopa Sul-Americana: 2022
  • Supercopa do Brasil: 2023

O desejo da presidente Leila Pereira é de que Abel não apenas cumpra seu contrato, mas inclusive aceite uma renovação até o fim de 2027, caso ela seja reeleita no ano que vem.

O planejamento do Palmeiras até aqui passa pelo crivo de Abel e sua comissão técnica, inclusive na contratação do único reforço já anunciado para 2024: o volante Aníbal Moreno.

Uma saída neste momento seria um duro golpe para o clube, que sob a gestão do português ganhou tudo que poderia no continente. Mas se a relação acabar com este título, já estará consolidada como um dos momentos mais gloriosos da história centenária do Verdão.

Image
Image
logo ga nova22