OUTRAS NACIONAIS

Com artilharia, Danilo Barbosa vira peça central no meio e no ataque do Botafogo no Brasileirão

Com artilharia, Danilo Barbosa vira peça central no meio e no ataque do Botafogo no Brasileirão

Volante atuou em todas as partidas da competição e é o único não atacante entre os que mais balançaram as redes até agora

Rio de Janeiro - Disputar a artilharia em um campeonato de pontos corridos, como o Brasileirão, é um feito para poucos atacantes. E quando isso é feito por um meia, que nem mesmo tem a ofensividade como principal característica? É exatamente isso que Danilo Barbosa está fazendo no Botafogo em 2024.

A camisa com o número cinco nas costas não mente. Danilo é um primeiro volante. A missão principal é marcar e qualificar a saída de jogo com passes. Porém, por três vezes ele ajudou o time nesta edição do torneio colocando a bola na rede.

Isso coloca ele na ponta da lista de artilheiros, ao lado de Vegetti, Vargas, Luciano e Everaldo. Ou seja, ele é o único não-atacante a se posicionar nessa disputa após seis rodadas do nacional.

Em meio ao rodízio de peças que Artur Jorge vem fazendo, especialmente no meio-campo, Barbosa virou peça central no esquema. Ao lado de Marlon Freitas, vem formando a dupla de volantes mais utilizada pelo português.

O camisa cinco atuou nas seis partidas do Campeonato Brasileiro, sendo reserva nas duas primeiras e titular nas outras quatro. Se antes praticamente dividia os minutos em campo com Gregore, aos poucos se firmou e virou titular absoluto.

Das últimas 10 partidas do Botafogo na temporada, somando todas as competições, Danilo iniciou em sete, sendo que em uma delas, contra o Junior Barranquilla, não foi relacionado porque cumpria suspensão por cartões amarelos.

O aproveitamento do volante mostra um crescimento em relação ao que foi em 2023. Não tanto por questão técnica, mas principalmente por motivo físico. O meio-campista teve pouca sequência na temporada anterior justamente por conta das lesões.

Em 2024, são 1472 minutos em campo em 23 partidas, 64 por jogo, 16 a mais que em 2023, quando teve 2023 em 42 partidas, média de 48,1.

Muito também por conta dessa questão física é que Artur Jorge vem dosando a minutagem do volante na temporada. O meia foi substituído no segundo tempo em todas as últimas cinco partidas que disputou.

O Botafogo tenta voltar à liderança do Campeonato Brasileiro neste sábado, às 21h, contra o Corinthians na Neo Quimica Arena com o artilheiro, ou apenas o bom volante de marcação, Danilo Barbosa.

Image
logo ga nova22