Patrocinador máster do clube cede espaço no uniforme, que trará a frase: “Racistas não são bem-vindos no Couto”; outras ações serão realizadas no Couto Pereira, na partida contra o Andraus
Curitiba - O Coritiba vai estampar uma mensagem antirracista na camisa do jogo desta quinta-feira, contra o Andraus, no Couto Pereira, pela sexta rodada do Campeonato Paranaense. O patrocinador máster do clube cedeu o espaço no uniforme, que trará a frase “Racistas não são bem-vindos no Couto”.
A medida é tomada pelo Coritiba após um torcedor xingar o zagueiro Léo, do Athletico, de “macaco”, no último jogo no Couto Pereira. Um homem de 18 anos se apresentou à Polícia Civil e foi indiciado como autor da injúria racial. Ele foi ouvido, indiciado e liberado.
Além da mensagem antirracista, o Coritiba informou que vai leiloar posteriormente as camisas utilizadas pelos jogadores.
O valor obtido será revertido diretamente para o Coral Negro de Curitiba e para o Centro Cultural Humaitá, apontados pelo clube como “entidades que que trabalham a conscientização e luta contra a discriminação racial, promovem a cultura negra e lutam contra o racismo em nossa sociedade”.
Outras ações serão vistas no Couto Pereira, como nas bandeirinhas de escanteio e uma faixa que será exibida no intervalo, com frases antirracistas.
O Coritiba vai colocar profissionais em todos os setores do estádio, disponíveis para que qualquer pessoa possa denunciar qualquer ato discriminatório que possa ocorrer durante o jogo.
Ainda conforme o clube, “todos os movimentos vêm na sequência de uma importante reunião que o Coritiba teve nesta semana com a Diretoria de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Governo do Estado do Paraná”.
- O Coritiba se compromete a ser um clube cada vez mais atento e atuante na luta contra o racismo. A mensagem na camisa hoje é importante, mas será ainda mais relevante o Coritiba usar sua força para que a mensagem antirracista encontre cada vez mais um número maior de pessoas - disse Gabriel Lima, CEO do Coritiba.
- O futebol e qualquer outro ambiente deve ser um espaço de paixão, união e respeito – e no Couto Pereira, não há lugar para racismo e nem qualquer outro tipo de discriminação – completou.
O Coritiba começou a rodada em oitavo, com sete pontos. O Andraus é o 10º, com quatro pontos. Os times se enfrentam na quinta-feira, às 20h, no Couto Pereira, pela sexta rodada.