OUTRAS NACIONAIS

Coritiba vai estampar mensagem antirracista na camisa em jogo do Paranaense

Coritiba vai estampar mensagem antirracista na camisa em jogo do Paranaense

Patrocinador máster do clube cede espaço no uniforme, que trará a frase: “Racistas não são bem-vindos no Couto”; outras ações serão realizadas no Couto Pereira, na partida contra o Andraus

Curitiba - O Coritiba vai estampar uma mensagem antirracista na camisa do jogo desta quinta-feira, contra o Andraus, no Couto Pereira, pela sexta rodada do Campeonato Paranaense. O patrocinador máster do clube cedeu o espaço no uniforme, que trará a frase “Racistas não são bem-vindos no Couto”.

A medida é tomada pelo Coritiba após um torcedor xingar o zagueiro Léo, do Athletico, de “macaco”, no último jogo no Couto Pereira. Um homem de 18 anos se apresentou à Polícia Civil e foi indiciado como autor da injúria racial. Ele foi ouvido, indiciado e liberado.

Além da mensagem antirracista, o Coritiba informou que vai leiloar posteriormente as camisas utilizadas pelos jogadores.

O valor obtido será revertido diretamente para o Coral Negro de Curitiba e para o Centro Cultural Humaitá, apontados pelo clube como “entidades que que trabalham a conscientização e luta contra a discriminação racial, promovem a cultura negra e lutam contra o racismo em nossa sociedade”.

Outras ações serão vistas no Couto Pereira, como nas bandeirinhas de escanteio e uma faixa que será exibida no intervalo, com frases antirracistas.

O Coritiba vai colocar profissionais em todos os setores do estádio, disponíveis para que qualquer pessoa possa denunciar qualquer ato discriminatório que possa ocorrer durante o jogo.

Ainda conforme o clube, “todos os movimentos vêm na sequência de uma importante reunião que o Coritiba teve nesta semana com a Diretoria de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Governo do Estado do Paraná”.

- O Coritiba se compromete a ser um clube cada vez mais atento e atuante na luta contra o racismo. A mensagem na camisa hoje é importante, mas será ainda mais relevante o Coritiba usar sua força para que a mensagem antirracista encontre cada vez mais um número maior de pessoas - disse Gabriel Lima, CEO do Coritiba.

- O futebol e qualquer outro ambiente deve ser um espaço de paixão, união e respeito – e no Couto Pereira, não há lugar para racismo e nem qualquer outro tipo de discriminação – completou.

O Coritiba começou a rodada em oitavo, com sete pontos. O Andraus é o 10º, com quatro pontos. Os times se enfrentam na quinta-feira, às 20h, no Couto Pereira, pela sexta rodada.

Image
Image
logo ga nova22