OUTRAS NACIONAIS

Juventude tem reta final do ano para sobreviver no Brasileiro após eliminação na Copa do Brasil

Juventude tem reta final do ano para sobreviver no Brasileiro após eliminação na Copa do Brasil

Para garantir permanência, clube gaúcho precisará melhor rendimento sob o comando de Jair Ventura

Caxias do Sul - O sonho da Copa do Brasil chegou ao fim e o Juventude precisa lidar com uma mudança de realidade. Após sonhar com a possibilidade de título, o time gaúcho passa a ter apenas a missão de garantir a permanência na elite do futebol brasileiro no restante da temporada. Para isso, o time precisará melhorar os resultados sob o comando de Jair Ventura.

– Não temos muito tempo para lamentar. Domingo já tem uma decisão novamente no Brasileiro, o que mais importa para nós. Resta manter a cabeça no lugar, trabalhar e esquecer o que passou – afirmou o zagueiro Danilo Boza em zona mista, após a derrota por 3 a 1 pela Copa do Brasil.

Atual 13º colocado com 29 pontos, o Ju ainda mantém uma posição confortável da zona de rebaixamento. No momento, a distância para o Corinthians, que abre o Z-4, é de quatro pontos. No entanto, a mesma já esteve em sete antes. A maior preocupação está na queda no nível das atuações e na sequência negativa.

Pelo Campeonato Brasileiro, o time de Jair Ventura coleciona uma sequência de três jogos sem vencer. Neste período, foi superado por Atlético-GO, Inter e ficou no empate com o Cuiabá, na Arena Pantanal.

Além disso, com o comandante o retrospecto tem queda em relação aos números anteriores. Foram 10 jogos pela Série A, com duas vitórias, três empates e cinco derrotas, um aproveitamento de apenas 30%, percentual idêntico ao do Cuiabá, penúltimo colocado.

O rendimento ruim nas partidas mais recentes pode ser relacionado com a queda de desempenho do time como um todo na etapa final. Diante de Atlético-GO, pelo Brasileiro, e Corinthians e Fluminense, pela Copa do Brasil, a equipe sofreu com gols nos minutos finais das partidas.

– É concentrar mais, ficar atento em todos os segundos do jogo. Mais uma vez tomamos o gol ali no último lance do jogo. Agora é sentar, corrigir pra que a gente possa minimizar esses gols aí no final –comentou o treinador.

Com o número mágico de 45 ou 46 pontos para se livrar do rebaixamento, o Ju terá que buscar, no mínimo, cinco vitórias e um empate para estar na Série A em 2024. O calendário alviverde reserva ainda 13 decisões, sendo sete delas no Alfredo Jaconi, um ponto que pode ser crucial para garantir a permanência.

Em Caxias do Sul, o Ju possui aproveitamento de 61,2%. No entanto, a maioria dos pontos foram conquistados antes da chegada de Jair Ventura. Com o comandante, foram quatro jogos, com duas derrotas, um empate e apenas o triunfo sobre o Botafogo.

Com esse momento de instabilidade ressaltado após a eliminação na Copa do Brasil, a pressão nas próximas rodadas pode culminar, até mesmo, em uma mudança de rota com a troca no comando técnico da equipe.

No primeiro jogo depois do revés, o Papo enfrenta o Fluminense, no próximo domingo, às 16h, no Alfredo Jaconi.

Calendário do Juventude no Brasileiro

  • Fluminense (C);
  • Vitória (F);
  • Bragantino (C);
  • Vasco da Gama (F);
  • Palmeiras (C);
  • Flamengo (F);
  • Fortaleza (C);
  • Bahia (C);
  • Grêmio (F);
  • Cuiabá (C);
  • Atlético-MG (F);
  • São Paulo (F);
  • Cruzeiro (C);
Image
Image
logo ga nova22