Para garantir permanência, clube gaúcho precisará melhor rendimento sob o comando de Jair Ventura
Caxias do Sul - O sonho da Copa do Brasil chegou ao fim e o Juventude precisa lidar com uma mudança de realidade. Após sonhar com a possibilidade de título, o time gaúcho passa a ter apenas a missão de garantir a permanência na elite do futebol brasileiro no restante da temporada. Para isso, o time precisará melhorar os resultados sob o comando de Jair Ventura.
– Não temos muito tempo para lamentar. Domingo já tem uma decisão novamente no Brasileiro, o que mais importa para nós. Resta manter a cabeça no lugar, trabalhar e esquecer o que passou – afirmou o zagueiro Danilo Boza em zona mista, após a derrota por 3 a 1 pela Copa do Brasil.
Atual 13º colocado com 29 pontos, o Ju ainda mantém uma posição confortável da zona de rebaixamento. No momento, a distância para o Corinthians, que abre o Z-4, é de quatro pontos. No entanto, a mesma já esteve em sete antes. A maior preocupação está na queda no nível das atuações e na sequência negativa.
Pelo Campeonato Brasileiro, o time de Jair Ventura coleciona uma sequência de três jogos sem vencer. Neste período, foi superado por Atlético-GO, Inter e ficou no empate com o Cuiabá, na Arena Pantanal.
Além disso, com o comandante o retrospecto tem queda em relação aos números anteriores. Foram 10 jogos pela Série A, com duas vitórias, três empates e cinco derrotas, um aproveitamento de apenas 30%, percentual idêntico ao do Cuiabá, penúltimo colocado.
O rendimento ruim nas partidas mais recentes pode ser relacionado com a queda de desempenho do time como um todo na etapa final. Diante de Atlético-GO, pelo Brasileiro, e Corinthians e Fluminense, pela Copa do Brasil, a equipe sofreu com gols nos minutos finais das partidas.
– É concentrar mais, ficar atento em todos os segundos do jogo. Mais uma vez tomamos o gol ali no último lance do jogo. Agora é sentar, corrigir pra que a gente possa minimizar esses gols aí no final –comentou o treinador.
Com o número mágico de 45 ou 46 pontos para se livrar do rebaixamento, o Ju terá que buscar, no mínimo, cinco vitórias e um empate para estar na Série A em 2024. O calendário alviverde reserva ainda 13 decisões, sendo sete delas no Alfredo Jaconi, um ponto que pode ser crucial para garantir a permanência.
Em Caxias do Sul, o Ju possui aproveitamento de 61,2%. No entanto, a maioria dos pontos foram conquistados antes da chegada de Jair Ventura. Com o comandante, foram quatro jogos, com duas derrotas, um empate e apenas o triunfo sobre o Botafogo.
Com esse momento de instabilidade ressaltado após a eliminação na Copa do Brasil, a pressão nas próximas rodadas pode culminar, até mesmo, em uma mudança de rota com a troca no comando técnico da equipe.
No primeiro jogo depois do revés, o Papo enfrenta o Fluminense, no próximo domingo, às 16h, no Alfredo Jaconi.
Calendário do Juventude no Brasileiro
- Fluminense (C);
- Vitória (F);
- Bragantino (C);
- Vasco da Gama (F);
- Palmeiras (C);
- Flamengo (F);
- Fortaleza (C);
- Bahia (C);
- Grêmio (F);
- Cuiabá (C);
- Atlético-MG (F);
- São Paulo (F);
- Cruzeiro (C);