OUTRAS NACIONAIS

Nova função, “irmão mais velho” e confiança: como Soteldo deu a volta por cima no Santos

Nova função, “irmão mais velho” e confiança: como Soteldo deu a volta por cima no Santos

Tomás Rincón assume posto de conselheiro do atacante do Peixe na retomada dele à boa fase

São Paulo - A temporada do atacante Soteldo tem sido agitada no Santos. Depois de sofrer com lesões e até ser afastado pelo técnico Paulo Turra, o venezuelano recuperou o bom futebol e voltou a dar esperança para o torcedor nas últimas partidas.

Decisivo na vitória por 4 a 1 sobre o Vasco, no último fim de semana, Soteldo viu a má fase dos últimos meses se tornar uma nova lua de mel com a torcida. E não faltam motivos para que o camisa 10 tenha recuperado o status de esperança para o Santos se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Depois de ser afastado por Paulo Turra por indisciplina e ficar fora de sete jogos do Peixe, Soteldo foi reintegrado em agosto e viu um grande amigo chegar ao clube para se tornar uma espécie de irmão mais velho para ele. O também venezuelano Tomás Rincón, capitão da seleção do país dos dois, foi contratado pelo Santos e rapidamente se aproximou do camisa 10.

Eles já eram amigos, mas não tinham a convivência do dia a dia - só se encontravam na seleção venezuelana. Antes de aceitar o convite do Peixe para deixar a Europa, onde jogou por 18 temporadas, Tomás Rincón conversou com Soteldo e só ouviu coisas boas sobre o clube.

Já no Santos, o volante passou a ser um conselheiro para o atacante. Durante a confusão no segundo tempo do jogo contra o Vasco, Rincón saiu em defesa do camisa 10, mas também o orientou para “deixar para lá” o cartão amarelo que havia recebido do árbitro Anderson Daronco.

Nova função

Em seu melhor momento na temporada, Soteldo tem atuado em uma nova função no Santos. O camisa 10 deixou o lado do campo para atuar como segundo atacante mais perto do centroavante Marcos Leonardo.

O técnico Marcelo Fernandes escolheu o 3-5-2 como esquema tático do Peixe, tirando os atacantes que jogam como pontas. Soteldo, então, foi deslocado para atuar um pouco mais centralizado, mais longe das linhas laterais.

Nessa nova função, o atacante acaba ficando mais perto do gol adversário e tem conseguido se destacar nas partidas do Santos no Campeonato Brasileiro - ao menos, foi assim contra Bahia e Vasco.

– Desde a minha chegada eu sonhava com esse momento e finalmente pude voltar a comemorar um gol com essa camisa que eu amo. Saiu no momento certo, em uma partida que a equipe precisava vencer dentro de casa para dar sequência à nossa reação no campeonato. Estou muito feliz pelo gol, mas principalmente pela vitória dentro da Vila e pela entrega da nossa equipe dentro de campo – disse Soteldo.

O abraço dos treinadores

Depois de ser afastado por Paulo Turra, Soteldo foi “abraçado” pelos treinadores que chegaram ao Santos em seguida. Primeiro, Diego Aguirre recebeu o camisa 10 de volta ao elenco e destacou, diversas vezes, sua importância para o futuro da temporada.

Ainda sob o comando do técnico uruguaio, porém, Soteldo protagonizou um novo momento delicado e acabou punido pelo Santos com uma multa. O atacante foi expulso na derrota do Peixe por 2 a 0 para o América-MG, depois de voltar de lesão e entrar no segundo tempo, quando o placar já estava decidido. O cartão vermelho foi visto pela diretoria como um ato de indisciplina.

Aguirre, porém, foi demitido na rodada seguinte, com a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, na Vila Belmiro. Assumiu o cargo, então, o interino Marcelo Fernandes, visto pelo elenco do Santos como um “paizão” e um protetor para que os jogadores tenham mais confiança.

Depois que o técnico assumiu o comando da equipe, Soteldo passou a viver seu melhor momento na temporada, justamente nas vitórias por 2 a 1 sobre o Bahia e 4 a 1 sobre o Vasco. Agora, porém, será desfalque no clássico contra o Palmeiras, porque recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo do último domingo.

– Não podemos nos acomodar, era importante vencer o Vasco para sair da zona de rebaixamento, mas precisamos seguir trabalhando forte para olhar para cima e não mais para baixo na tabela. Infelizmente não poderei ajudar meus companheiros em campo no domingo, mas tenho certeza de que quem entrar vai fazer uma grande partida para sair do clássico com mais um resultado positivo – completou Soteldo.

Image
Image
logo ga nova22