O acreano Leonardo Calid, com 39 anos, foi o grande campeão da categoria Faixa Preta Peso Médio, do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Sem Kimono. A vitória aconteceu no último sábado, 29, no Rio de Janeiro.
O Jiu-Jitsu é um esporte de combate e uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão. Trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes, até conseguir imobilizá-lo, usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate. É uma arte marcial difícil, porque exige movimentos complexos, rápidos e não são permitidos socos e chutes.
Em entrevista ao Alerta Cidade, Calid informou que pratica o esporte há 26 anos, e que a sensação é a de dever cumprido, já que se preparou por muito tempo para à competição. “Sensação que eu tenho é a de dever cumprido, já que a preparação para esse campeonato foi de 1 ano.” Disparou.
O evento está sendo organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, e termina neste domingo, 30, no Rio de Janeiro, no Parque Olímpico da Vila Militar.
Calid traz para o Acre não apenas um título, mas uma resposta aos que tardam em acreditar nos talentos acreanos. O atleta é a personificação do esforço, e suas lutas foram recompensadas, tornando-se campeão nacional.